No passado dia 23 de fevereiro a Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) fez um concerto de apresentação do 1º CD intitulado “Contemplar”. 

Este CD enaltece toda a dedicação que a SMEB tem vindo a colocar em prol da música filarmónica e da evolução da banda de Santa Marinha. O CD “Contemplar” pretende transmitir, ao longo das notas musicais das diferentes marchas de procissão, o sentimento de reflexão necessários ao estudo da música solene. A um ritmo lento, as notas musicais evoluem mergulhando o ouvinte em sentimentos de introspeção e, logo depois, de êxtase levando-nos por pensamentos próprios. Assim, “Contemplar” encerra mais de 170 anos de história, de música e de vida. 

Este concerto marcou também o início da venda destes CD’s ao público pelo preço de 10€. Quem quiser adquirir o CD pode dirigir-se à Sede da SMEB, ou a qualquer um dos seus diretores. Ainda neste concerto fizemos a apresentação do nosso novo Maestro.

O nosso Maestro chama-se João Lopes Oliveira, natural de Moimenta da Serra, e tem 26 anos. Iniciou a sua vida musical com 8 anos na Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra. Seguidamente, deu início aos seus estudos a nível musical no Conservatório de Música de Seia e na Escola Profissional da Serra da Estrela prosseguindo depois para o Ensino Superior na ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco) onde tirou uma licenciatura em Clarinete e um Mestrado em Ensino da Música - variante Clarinete. Integrou diferentes orquestras como é o caso da OSP (Orquestra de Sopros Portuguesa) e OCP (Orquestra de Câmara Portuguesa).

De 2014 a 2015 exerceu funções como professor na banda da Covilhã. Seguidamente, de 2015 a 2018 foi professor na Academia de Música e Dança do Fundão e na Escola Profissional da Serra da Estrela onde lecionou as disciplinas de Clarinete, Música de Câmara e Orquestra. Durante esse período desempenho também a função de maestro na Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra. Atualmente exerce funções como professor de clarinete na banda de Penedono, na academia artística do município de Tábua e no conservatório de música de Ferreirim.

O Maestro João conta também com a participação em várias Master classes, tudo para uma melhoria contínua dos seus conhecimento e práticas, que com certeza irá transmitir à nossa banda e faze-la crescer.