Chegou o frio porém nós temos Música. Música essa que faz com que saiamos à rua, mesmo com frio, para espalhar música quando tal se mostra necessário.  

Poderá haver alguns que consideram que a música é um aglomerado de sons porém com certeza não existe nenhum que pode afirmar nunca ter experienciado emoções ao escutar uma música. 

No artigo anterior falámos na música como inerente à essência do ser humano. Hoje queremos levar a refletir sobre a música e  as emoções. Quem é que nunca sentiu um friozinho na barriga ao ouvir determinada música? Quem é que nunca sentiu um arrepio ao ouvir os primeiros acordes do hino nacional? Quem é que nunca se sentiu saudosista ao ouvir aquela música da infância que durante longos anos não foi sequer lembrada?

Tal como nos diz a Psícologa Clínica Cristiana Pereira «A música, além de provocar fortes reacções emocionais, como o arrepio, o riso e as lágrimas, pode diminuir a resposta tanto física como psíquica ao stresse. Por outras palavras, a música pode provocar redução dos níveis de ansiedade, diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, e modificações nos níveis de cortisol e adrenalina no sangue.» 

Concomitantemente podemos já enumerar vários benefícios psicológicos que a música é capaz de nos trazer: estimular a comunicação; melhorar a auto-estima; relaxar; aumentar os níveis de concentração; exprimir sentimentos e emoções. Assim, vemos que a música é muito mais do que um aglomerado de notas pois é capaz de entrar na nossa mente e levar-nos a diferentes emoções, lugares ou experiências. Como nos disse Don Campbell "a música permite que a criança brinque, dentro de nós; que o monge dentro de nós reze, que o jovem dentro de nós dance e que o herói dentro de nós supere todos os obstáculos. ou quase todos". 

É com esta temática que vos deixamos e desejamos um ótimo Natal! Que a preparação e a vivência do mesmo vos encha de Paz e que a Música esteja envolvida nesta quadra. Voltando ao início, quem é que nunca sorriu ao ouvir os primeiros acordes de uma música de Natal? Quem é que nunca relembrou momentos de família quando ouviu os primeiros cantares das Janeiras? 

 

Próximos serviços da banda:

5 de dezembro: Inauguração do Lar Residencial e CAO da Fundação Aurora Borges (Santa Marinha)

6 de dezembro: Santa Bárbara (Arrifana)

8 de dezembro: Nossa Senhora da Conceição (Santa Marinha)

27 de dezembro: Concerto de Natal da Escola de Música da SMEB (Santa Marinha)