wrapper

Breves

Chegou o frio porém nós temos Música. Música essa que faz com que saiamos à rua, mesmo com frio, para espalhar música quando tal se mostra necessário.  

Poderá haver alguns que consideram que a música é um aglomerado de sons porém com certeza não existe nenhum que pode afirmar nunca ter experienciado emoções ao escutar uma música. 

No artigo anterior falámos na música como inerente à essência do ser humano. Hoje queremos levar a refletir sobre a música e  as emoções. Quem é que nunca sentiu um friozinho na barriga ao ouvir determinada música? Quem é que nunca sentiu um arrepio ao ouvir os primeiros acordes do hino nacional? Quem é que nunca se sentiu saudosista ao ouvir aquela música da infância que durante longos anos não foi sequer lembrada?

Tal como nos diz a Psícologa Clínica Cristiana Pereira «A música, além de provocar fortes reacções emocionais, como o arrepio, o riso e as lágrimas, pode diminuir a resposta tanto física como psíquica ao stresse. Por outras palavras, a música pode provocar redução dos níveis de ansiedade, diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, e modificações nos níveis de cortisol e adrenalina no sangue.» 

Concomitantemente podemos já enumerar vários benefícios psicológicos que a música é capaz de nos trazer: estimular a comunicação; melhorar a auto-estima; relaxar; aumentar os níveis de concentração; exprimir sentimentos e emoções. Assim, vemos que a música é muito mais do que um aglomerado de notas pois é capaz de entrar na nossa mente e levar-nos a diferentes emoções, lugares ou experiências. Como nos disse Don Campbell "a música permite que a criança brinque, dentro de nós; que o monge dentro de nós reze, que o jovem dentro de nós dance e que o herói dentro de nós supere todos os obstáculos. ou quase todos". 

É com esta temática que vos deixamos e desejamos um ótimo Natal! Que a preparação e a vivência do mesmo vos encha de Paz e que a Música esteja envolvida nesta quadra. Voltando ao início, quem é que nunca sorriu ao ouvir os primeiros acordes de uma música de Natal? Quem é que nunca relembrou momentos de família quando ouviu os primeiros cantares das Janeiras? 

 

Próximos serviços da banda:

5 de dezembro: Inauguração do Lar Residencial e CAO da Fundação Aurora Borges (Santa Marinha)

6 de dezembro: Santa Bárbara (Arrifana)

8 de dezembro: Nossa Senhora da Conceição (Santa Marinha)

27 de dezembro: Concerto de Natal da Escola de Música da SMEB (Santa Marinha)

Partilhar este artigo

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Eduardo Cabral

Os meses de fevereiro e março tiraram a Portugal e aos Portugueses a angústia duma seca severa que nem os mais otimistas acreditavam que voltasse a chover em Portugal. De facto, ao olharmos para todo o solo de Portugal, era desesperante vê-los ...

Joaquim Pimentel

Triste e lamentavelmente, perante a realidade da vida, que ninguém nos procure impingir a mentira de que a situação da Síria mexe com Assad, Trump, Putin, etc! Por mais razões que queiram invocar, a atitude destes “senhores” e de todos quantos a ...

Manuel Miranda

Mas tanta!... tanta gente de olhares em mim!... Eu sei que sou diferente… Que ando na vida para mim voltado, de todos os outros desencontrado!... Autista!… é o que de mim dizem. E outros que sou de perturbações do espectro do autismo. Outros ...

Estrela da Beira

A época das festas religiosas aproxima-se a passos largos. Estivemos novamente em Salamanca onde participámos na Procissão do Enterro (Sexta-feira Santa) e na Procissão do Encontro (Domingo de Páscoa) a convite da Cofradía de la Vera Cruz. É ótimo ...