wrapper

Breves

Chegou o frio porém nós temos Música. Música essa que faz com que saiamos à rua, mesmo com frio, para espalhar música quando tal se mostra necessário.  

Poderá haver alguns que consideram que a música é um aglomerado de sons porém com certeza não existe nenhum que pode afirmar nunca ter experienciado emoções ao escutar uma música. 

No artigo anterior falámos na música como inerente à essência do ser humano. Hoje queremos levar a refletir sobre a música e  as emoções. Quem é que nunca sentiu um friozinho na barriga ao ouvir determinada música? Quem é que nunca sentiu um arrepio ao ouvir os primeiros acordes do hino nacional? Quem é que nunca se sentiu saudosista ao ouvir aquela música da infância que durante longos anos não foi sequer lembrada?

Tal como nos diz a Psícologa Clínica Cristiana Pereira «A música, além de provocar fortes reacções emocionais, como o arrepio, o riso e as lágrimas, pode diminuir a resposta tanto física como psíquica ao stresse. Por outras palavras, a música pode provocar redução dos níveis de ansiedade, diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca, e modificações nos níveis de cortisol e adrenalina no sangue.» 

Concomitantemente podemos já enumerar vários benefícios psicológicos que a música é capaz de nos trazer: estimular a comunicação; melhorar a auto-estima; relaxar; aumentar os níveis de concentração; exprimir sentimentos e emoções. Assim, vemos que a música é muito mais do que um aglomerado de notas pois é capaz de entrar na nossa mente e levar-nos a diferentes emoções, lugares ou experiências. Como nos disse Don Campbell "a música permite que a criança brinque, dentro de nós; que o monge dentro de nós reze, que o jovem dentro de nós dance e que o herói dentro de nós supere todos os obstáculos. ou quase todos". 

É com esta temática que vos deixamos e desejamos um ótimo Natal! Que a preparação e a vivência do mesmo vos encha de Paz e que a Música esteja envolvida nesta quadra. Voltando ao início, quem é que nunca sorriu ao ouvir os primeiros acordes de uma música de Natal? Quem é que nunca relembrou momentos de família quando ouviu os primeiros cantares das Janeiras? 

 

Próximos serviços da banda:

5 de dezembro: Inauguração do Lar Residencial e CAO da Fundação Aurora Borges (Santa Marinha)

6 de dezembro: Santa Bárbara (Arrifana)

8 de dezembro: Nossa Senhora da Conceição (Santa Marinha)

27 de dezembro: Concerto de Natal da Escola de Música da SMEB (Santa Marinha)

Partilhar este artigo

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Eduardo Cabral

Estamos na época natalícia e, dentro desse ...

Joaquim Pimentel

Dezembro corria veloz! O Natal e a festa da ...

Mário Branquinho

O governo que não fez nada no Distrito da Guarda ...

Manuel Miranda

Não me saía das recordações a exposição das ...

André Figueiredo

Atendendo ao que se tem visto temos que estar à ...

Estrela da Beira

Chegou o frio porém nós temos Música. Música essa ...