wrapper

Breves

No passado dia 23 de fevereiro a Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) fez um concerto de apresentação do 1º CD intitulado “Contemplar”. 

Este CD enaltece toda a dedicação que a SMEB tem vindo a colocar em prol da música filarmónica e da evolução da banda de Santa Marinha. O CD “Contemplar” pretende transmitir, ao longo das notas musicais das diferentes marchas de procissão, o sentimento de reflexão necessários ao estudo da música solene. A um ritmo lento, as notas musicais evoluem mergulhando o ouvinte em sentimentos de introspeção e, logo depois, de êxtase levando-nos por pensamentos próprios. Assim, “Contemplar” encerra mais de 170 anos de história, de música e de vida. 

Este concerto marcou também o início da venda destes CD’s ao público pelo preço de 10€. Quem quiser adquirir o CD pode dirigir-se à Sede da SMEB, ou a qualquer um dos seus diretores. Ainda neste concerto fizemos a apresentação do nosso novo Maestro.

O nosso Maestro chama-se João Lopes Oliveira, natural de Moimenta da Serra, e tem 26 anos. Iniciou a sua vida musical com 8 anos na Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra. Seguidamente, deu início aos seus estudos a nível musical no Conservatório de Música de Seia e na Escola Profissional da Serra da Estrela prosseguindo depois para o Ensino Superior na ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco) onde tirou uma licenciatura em Clarinete e um Mestrado em Ensino da Música - variante Clarinete. Integrou diferentes orquestras como é o caso da OSP (Orquestra de Sopros Portuguesa) e OCP (Orquestra de Câmara Portuguesa).

De 2014 a 2015 exerceu funções como professor na banda da Covilhã. Seguidamente, de 2015 a 2018 foi professor na Academia de Música e Dança do Fundão e na Escola Profissional da Serra da Estrela onde lecionou as disciplinas de Clarinete, Música de Câmara e Orquestra. Durante esse período desempenho também a função de maestro na Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra. Atualmente exerce funções como professor de clarinete na banda de Penedono, na academia artística do município de Tábua e no conservatório de música de Ferreirim.

O Maestro João conta também com a participação em várias Master classes, tudo para uma melhoria contínua dos seus conhecimento e práticas, que com certeza irá transmitir à nossa banda e faze-la crescer.  

 

Partilhar este artigo

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Eduardo Cabral

Fazendo uma retrospetiva à vida humana, concluímos que só bastante tarde é que nos damos conta que os dias e anos andam tão rápidos que até parece mentira. Todavia, a longevidade que em jovens julgamos nunca lá chegar, rapidamente a atingimos, ...

Joaquim Pimentel

Alguns anos após o 25 de Abril, mais precisamente quando aquela casta de políticos que serviram Portugal e os portugueses com verdadeiro espirito de missão, no Governo ou no Parlamento – a Casa da Democracia – colocando os interesses do país e do ...

Manuel Miranda

São doentes aos milhares em situação de risco. São notícias de milhares de cirurgias adiadas. São doentes oncológicos em risco de vida com cirurgias urgentes adiadas.  Um reduzido grupo de enfermeiros consegue fazer adiar cirurgias nos hospitais ...

Estrela da Beira

No passado dia 23 de fevereiro a Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB) fez um concerto de apresentação do 1º CD intitulado “Contemplar”.  Este CD enaltece toda a dedicação que a SMEB tem vindo a colocar em prol da música filarmónica e da ...