Município junta comunidade académica, a Indústria e a Defesa, no sentido de aproveitar todo o potencial da infraestrutura aeronáutica senense, um setor que tem na sua base uma grande componente de inovação geradora de valor acrescentado na economia e emprego qualificado.
No âmbito do processo de autorização/certificação submetido pela autarquia, o Aeródromo Municipal obteve autorização da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) para operação de aeronaves, no âmbito da proteção civil e emergência médica.
A autorização é válida por três anos, permitindo a instalação dos dois helicópteros no Centro de Maios Aéreos de Seia, previstos no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) para o corrente ano.
Simultaneamente, o Município continua a trabalhar na criação de condições para obter a certificação civil, nomeadamente na aquisição de parcelas de terreno, com o propósito de desimpedir as servidões aeronáuticas da pista, de forma a cumprir com as normas regulamentares.
Até ao momento a autarquia já investiu mais de 100 mil euros nestas aquisições, o que permitiu eliminar vários obstáculos nas imediações da pista, concretamente através do corte e remoção de árvores que comprometiam a segurança.
Este trabalho revelou-se da maior importância, sendo mesmo condição essencial para a autorização emitida.
Nova estratégia e posicionamento
Está formalizada a adesão do Município de Seia ao Cluster de Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED Cluster Portugal), uma associação que congrega mais de 100 entidades do sector publico e privado, entre as quais Municípios e empresas. O Cluster de Aeronáutica, Espaço e Defesa de Portugal é uma estrutura criada em 2016, constituindo-se como uma plataforma dinamizadora e agregadora de diferentes entidades, visando criar sinergias para todo o sector e assim como criar valor para os seus associados.
Neste contexto, o Presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, fala de uma nova estratégia, tendo em vista potenciar a utilização do Aeródromo de Seia para outros fins, além da proteção civil e do socorro.
Com o envolvimento e a aposta estratégica neste cluster, o Município procura posicionar-se mais na área da atração de investimento, na dinamização do setor aeronáutico, na resposta às necessidades básicas das empresas já instaladas, na criação e no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação, posicionamento e marketing, tendo como objetivo central a valorização daquele equipamento
Ao participar e integrar formalmente este Cluster, o Município terá acesso a informação relevante, beneficiando de uma rede de contactos empresariais e institucionais e das próprias políticas e diretrizes futuras, num setor de atividade económica diferenciado que pode alavancar outros setores tecnológicos, que cria emprego qualificado, atrai talento e promove a inovação e conhecimento, entre outras sinergias positivas económicas e sociais.