Jornal do Concelho de Seia e Região
Jornal do Concelho de Seia e Região

Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Escritor Pedro Chagas Freitas vai estar no Solar do Mimo para apresentar o seu mais recente livro

No próximo dia 31 de maio, pelas 15h00, o...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

Apresentação do livro “os Flamejantes Azuis”, de Wendy Nazaré – 20 de julho, 16h, na Biblioteca Municipal de Seia

A escritora Wendy Nazaré vai estar na Biblioteca Municipal de Seia, no dia 20 de julho, pelas 16 horas, para a apresentação do seu livro “Os Flamejantes Azuis”. A iniciativa vai também contar com um pequeno momento musical acústico da própria autora, que é também cantora, e vai ser acompanhada pelo guitarrista Christophe Henin.

Nascida em 1984 em Verviers (Bélgica), Wendy Nazaré é uma artista com raízes portuguesas, inglesas, argelinas e belgas.

Em 1995, a descoberta de um segredo de família inspira-lhe as suas primeiras canções.

Em 2009, conhece o seu primeiro sucesso na Bélgica com o single Mon pays. No mesmo ano, termina um mestrado em psicologia clínica na universidade de Liège com distinção e louvor.

Em 2012, Wendy lança o seu segundo álbum e o single “Lisboa” conhece um sucesso estrondoso junto da comunidade portuguesa internacional. Em 2019, regressa com um projeto musical e volta a escrever no seu diário que se tornará, no que ela gosta de definir, como “uma biografia familiar subjetivamente recomposta”: Os flamejantes azuis. 

A história do livro

Tudo começou quando Wendy Nazaré descobriu que um amigo da família era o seu avô. Depois, acabou por descobrir uma história de amor, proibida e impossível entre os seus avós, digna dos filmes de Hollywood.

Não era o primeiro segredo a ser divulgado a Wendy que, desde pequena, começou a investigar sobre os mistérios da sua família. Em 2005, no funeral do seu avô português, Wendy recebeu cinco cassetes áudio onde este lhe contava toda a sua vida.

Começou a registar o conteúdo dessas cassetes num diário que acabou por se tornar neste livro que gosta de chamar a sua “biografia familiar subjetivamente recomposta”. Embora tudo tenha acontecido, Wendy gosta de recordar que todas as lembranças são sempre subjetivas.

Foi uma viagem emocional e terapêutica para ela. Este livro é, também, a história do seu pai, que acabou por descobrir que era português e que, apesar de ter tido uma infância movimentada, tornou-se numa pessoa importante na Bélgica, com impacto na sociedade.

É um livro sobre a resiliência, o amor apaixonado, os traumas, o perdão, a transmissão transgeracional e a fé. Quando acabou de o escrever, Wendy tinha tantas canções relacionadas com estas histórias que decidiu unir os dois projetos. Como o livro foi traduzido em português, quis adaptar as canções francesas para português, de modo a que o leitor português percebesse as histórias contadas nessas músicas.

O CD duplo “Jacarandá” inclui temas cantados em francês, inglês e como não poderia deixar de ser, em português.

Com prefácio de João Carlos Callixto, em “Os Flamejantes Azuis” iremos conhecer histórias que se entrelaçam em segredos de família e histórias de amor escondidas que vão certamente emocionar os leitores.

Foi com a descoberta dos segredos de família, e do conhecimento do avô português, que a luso-belga Wendy Nazaré se interessou pela língua portuguesa pela sua aprendizagem. Atualmente vive em Portugal. 

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Santa Marinha (Seia) – Encontrado sexagenário sem vida dentro de casa

Um homem, de 69 anos, foi hoje encontrado sem...

Carlos Alves cresceu no concelho de Seia e é fundador e administrador do Grupo HFA

“Os clientes finais do que fazemos na HFA estão...

Colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Municipal em São Martinho com feridos ligeiros

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, ao início da...

Procissão do Santo Enterro foi cancelada, mas SMEB atuou para todos os presentes

A Sociedade Musical Estrela da Beira deslocou-se, esta sexta-feira...
spot_img