Mais de 50 Pessoas Participaram na Iniciativa “Peregrinos da Esperança: Desafios e Oportunidades em Ano Jubilar”.
No âmbito das XVII Jornadas do Conhecimento, o Arciprestado de Seia-Gouveia realizou, no passado sábado, dia 22 de março, em São Romão, a iniciativa “Escutas no Espírito”, uma metodologia nascida do Sínodo, que reuniu mais de meia centena de participantes.
A sessão foi dinamizada pelo Padre Eduardo Duque, professor da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e membro da Equipa Sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Durante o encontro, os participantes foram desafiados a refletir sobre duas questões centrais, seguindo a metodologia sinodal: a primeira, «O que lhe sugere a imagem de um “Peregrino da Esperança”? Que ideias, sentimentos ou compromissos desperta em si?» e, em segundo, «Como podemos, enquanto comunidade, tornar a esperança visível em ações concretas que combatam o pessimismo e a indiferença crescentes? Que exemplos podemos dar de como a esperança cristã se distingue do mero otimismo ou de uma ilusão?»
O Padre Eduardo Duque destacou a importância de traduzir os princípios da sinodalidade em ações concretas, sem receio de arriscar ou falhar. Sublinhou que, “para tomarmos as melhores decisões, é essencial o discernimento guiado pelo Espírito Santo, pois, ainda que Deus nos conceda liberdade para escolher, Ele também nos acompanha nas nossas decisões.” Acrescentou que o Sínodo sobre a Sinodalidade nos desafia a olhar para nós próprios e perceber “como podemos contribuir para uma Igreja mais próxima das pessoas, uma Igreja que vive e testemunha a fé no mundo atual.” Reafirmou que “é essencial traduzir a esperança em ações concretas, para combater o pessimismo e a indiferença que marcam a sociedade atual e destacou, ainda, a importância de sermos flexíveis e inclusivos, para que ninguém fique para trás. “Precisamos de um coração aberto, de uma Igreja aberta, que acolhe a todos. Estamos no tempo de abrir portas, de as escancarar, para que possamos perceber que o essencial é salvar a pessoa”, finalizou.