Jornal do Concelho de Seia e Região
Jornal do Concelho de Seia e Região

Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Escritor Pedro Chagas Freitas vai estar no Solar do Mimo para apresentar o seu mais recente livro

No próximo dia 31 de maio, pelas 15h00, o...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

As 7 maiores curiosidades sobre gatos

Na edição anterior trouxe-vos algumas curiosidades sobre o olfato incrível dos cães. Na edição deste mês, trago-vos algumas curiosidades felinas que nos fazem gostar ainda mais dos nossos queridos gatinhos:

  1. Comunicação única: Os gatos têm uma forma especial de comunicar com os outros gatos, mas não só: eles geralmente usam sons diferentes quando miam para as pessoas, adaptando as suas vocalizações para chamar a atenção dos humanos!
  2. Habilidades de salto: Os gatos são incríveis nos saltos em altura! Podem chegar a saltar até seis vezes a altura do seu corpo, o que os ajuda a caçar e explorar o seu ambiente com facilidade.
  3. Sentido de olfato apurado: O olfato dos gatos é muito mais apurado do que o dos humanos. Eles têm cerca de 200 milhões de células olfativas (em comparação com os nossos 5 milhões), o que os ajuda a detectar cheiros e feromonas com grande precisão!
  4. Dorminhocos: Os gatos são conhecidos por serem grandes dorminhocos, e com razão: por dia passam cerca de 12 a 16 horas a dormir! Este facto é normal e facilmente entendemos o motivo: eles são predadores naturais e precisam de energia para suas atividades de caça.
  5. Patas macias e silenciosas: As patas dos gatos são projetadas para serem silenciosas. Eles têm almofadas macias que ajudam a absorver o som enquanto se movem, permitindo que eles se aproximem das suas presas sem serem notados.
  6. Ronronar: O ronronar dos gatos não é apenas um sinal de contentamento e felicidade. Eles também ronronam quando estão stressados, doentes ou com dores/feridas, pois o ronronar tem um efeito calmante e curativo para eles próprios.
  7. Cauda: A cauda dos gatos não serve apenas para o seu equilíbrio: ela também é uma ferramenta de comunicação. Os gatos usam a posição e o movimento da cauda para expressar as suas emoções. Por exemplo, uma cauda ereta geralmente indica felicidade e confiança, enquanto uma cauda baixa pode sinalizar medo ou submissão. O contexto é muito importante para conseguirmos perceber a emoção subjacente à posição da cauda, aliada aos restantes sinais corporais e faciais do gato.
    Espero que tenham achado esses factos sobre gatos tão fascinantes quanto eles são. Se quiser saber mais, é só perguntar!
    Em caso de dúvida, contacte-me através do email ritam_costper@hotmail.com ou nas redes sociais @beehaviourbyritapereira

Opinião

O Associativismo como Alicerce

O despovoamento das comunidades do interior não é apenas...

A queda do governo. Quem são os culpados?

Embora não nos tenha sido possível escrever sobre o...

Era uma vez!…

Já lá vão muitos anos, mesmo muitos, em que...

PROCURA-SE, ALGUÉM QUE SAIBA GOVERNAR PORTUGAL E SE INTERESSE PELOS PORTUGUESES

Os debates no parlamento, por ocasião da discussão e...

E o previsível aconteceu…

Não fomos dizendo que as forças políticas com assento...

Perturbações do controle do impulso

O jogo patológico é uma das perturbações do controle...

Publicidade

.

spot_img