Jornal do Concelho de Seia e Região
Jornal do Concelho de Seia e Região

Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Escritor Pedro Chagas Freitas vai estar no Solar do Mimo para apresentar o seu mais recente livro

No próximo dia 31 de maio, pelas 15h00, o...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

Autárquicas 2025 – PSD/JPNT – Paulo Hortênsio é o candidato à Câmara Municipal de Seia e Lúcia Leitão à presidência da Assembleia Municipal

O PSD de Seia e o Movimento Juntos Pela Nossa Terra (JPNT) apresentaram esta tarde, em conferência de imprensa, os cabeças de lista à Câmara Municipal de Seia e à Assembleia Municipal.

Paulo Hortênsio é o candidato à Câmara Municipal de Seia, enquanto Lúcia Leitão concorre à presidência da Assembleia Municipal.

“Seia tem de voltar a ser o concelho de referência da região”

Paulo Hortênsio, candidato à Câmara Municipal de Seia, deu os parabéns ao PSD e ao JPNT “pela capacidade que tiveram em perceber que este era o momento de invertermos o processo que parece não ter fim e cujos principais prejudicados são as populações.”

Destacou que “este é o início de uma nova caminhada que vamos trilhar conjuntamente. Uma oportunidade de poder servir as nossas populações com integridade, transparência e compromisso”, frisando que “são anos e anos de uma espiral regressiva de desenvolvimento que tem de ser rapidamente invertida sobre o risco de uma total despovoamento populacional.”

Referiu que no próximo mandato, o centro da ação política desta União será o reforço das pessoas no concelho. “Este será o primeiro e o nosso verdadeiro compromisso para um concelho que nos viu nascer, viver e trabalhar. Temos de criar condições para podermos colocar em funcionamento um triângulo estratégico entre pessoas, empresas e autarquia.” Salientou que “Seia tem de voltar a ser o concelho de referência da região. E isto inicia-se com a criação de condições para a verdadeira atratividade populacional.” Para tal, disse, que é importante trazer vida nova ao concelho de Seia e que “a atração passará pelo investimento empresarial e de necessária ação dinamizadora da autarquia, inexistente nos últimos mandatos. Exige-se da autarquia, a procura de potenciais investidores, para além de demonstrar capacidade para projetar a Marca Seia no território nacional e não só.”

Disse serem a “alternativa à atual situação de apatia e conformismo, com uma equipa competente, séria e tecnicamente preparada para os desafios que se avizinham.”

Paulo Hortênsio finalizou dizendo que o PSD e JPNT pretendem construir “um programa numa lógica de auscultação e de envolvimento da sociedade civil, dos empresários aos artesãos, das IPSS´s ao movimento associativo. É preciso mudar e é possível modificar.”

“É preciso convencer os eleitores que somos diferentes.”

Na posse da palavra, Lúcia Leitão salientou que esta união de forças se vai apresentar junta no próximo ato eleitoral e que “todos tiveram a capacidade e a vontade de negociação para conseguirem esta união.”

Informou os presentes que decidiu aceitar este desafio “com muito gosto e gratidão”, porque diz ter enorme respeito e admiração pelo trabalho que têm vindo a desenvolver e porque sempre foi defensora desta ideia de agregação de forças políticas. “Ainda muito antes de as coisas chegarem a este ponto, eu já tinha, para comigo, uma grande vontade que isto acontecesse”, referiu, acrescentando que “esta agregação não significa mais que uma união de forças, para definir os objetivos e as melhores estratégias, para corrigir o que está mal e colocar este concelho em movimento.”

Decidiu, também, aceitar este desafio, porque considera importante desmistificar a ideia de que os partidos são todos iguais. “É preciso convencer os eleitores que somos diferentes. Custa-me muito admitir que uma região como a nossa, que bem conheço a geografia nas suas várias perspetivas, que apesar das suas fragilidades, tem características únicas de posição geográfica estratégica, a meio caminho entre o litoral e a Espanha, contrariando aqueles que a veem periférica, com alguns produtos agrícolas e pecuários excecionais, com uma gastronomia rica e variada, com uma diversidade paisagística e uma invulgar hospitalidade, teima em se localizar nos lugares mais baixos do desenvolvimento económico da competitividade, ao nível nacional e mesmo ao nível regional da comunidade intermunicipal de que fazemos parte.”

A candidata à presidência da Mesa da Assembleia Municipal de Seia disse, também, que “continuamos a não atrair gente, a não atrair empresas de valor acrescentado e, ainda mais grave, a perder os que cá nascem e os que cá estão.” Compromete-se a trabalhar com estas duas forças “com empenho dedicação, espírito crítico e construtivo para que, em primeiro lugar, possamos ter uma vida política transparente. Sinto-me muito contente e agradecida por estar incluída neste combate. Tenho uma enorme expectativa quanto ao que nos reserva o futuro do concelho de Seia”, concluiu.

Segundo a presidente do PSD de Seia, Susana Ferreira, “esta união tem como missão apresentar soluções objetivas para os problemas que são cada vez maiores no nosso concelho e que a governação socialista não consegue ultrapassar”. Na sessão de apresentação a presidente do PSD disse, ainda, que esta união irá trabalhar em conjunto para “garantir que as necessidades de Seia e da nossa região sejam atendidas”. Referiu, também, que “o PSD não é um partido fechado em si” e neste caso considera que “a união faz a força e a força traz a vitória”.

Rodrigo Amaro, vereador da Câmara Municipal de Seia e representante do Movimento Independente JPNT, frisou que “esta união de pensamento, determinação, filosofia e, sobretudo, o de colocar os nossos egos individuais abaixo dos interesses da alternativa política certa, se poderá mudar, definitivamente, o concelho de Seia.”

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Santa Marinha (Seia) – Encontrado sexagenário sem vida dentro de casa

Um homem, de 69 anos, foi hoje encontrado sem...

Carlos Alves cresceu no concelho de Seia e é fundador e administrador do Grupo HFA

“Os clientes finais do que fazemos na HFA estão...

Colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Municipal em São Martinho com feridos ligeiros

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, ao início da...

Procissão do Santo Enterro foi cancelada, mas SMEB atuou para todos os presentes

A Sociedade Musical Estrela da Beira deslocou-se, esta sexta-feira...
spot_img