Jornal do Concelho de Seia e Região
Jornal do Concelho de Seia e Região

Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Escritor Pedro Chagas Freitas vai estar no Solar do Mimo para apresentar o seu mais recente livro

No próximo dia 31 de maio, pelas 15h00, o...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

Carolina Brito do coração de Loriga ao topo das passerelles mundiais

É modelo, está a terminar a sua licenciatura e já conta com mais de 50 mil seguidores nas redes sociais, que acompanham de perto o seu percurso na moda. Carolina Brito é natural de Loriga (Seia) e está a conquistar um lugar de destaque no panorama da moda internacional. A jovem modelo foi selecionada para desfilar nas prestigiadas semanas de moda de Milão e Paris duas das maiores passerelles internacionais.

Carolina deixou a sua terra natal para seguir o sonho de uma carreira na moda. O primeiro passo foi deixar a sua zona de conforto, uma vila do interior, onde cresceu, para uma cidade onde as oportunidades são imensas, mas onde há, também, muita concorrência. A sua resiliência, determinação e humildade foram fundamentais para a sua ascensão, permitindo-lhe brilhar num cenário global.

Carolina Brito acredita que estas conquistas possam servir de inspiração para muitos jovens do interior do país. “O meu percurso é a prova de que, mesmo vindo de um lugar pequeno, é possível alcançar grandes sonhos. A chave é acreditar em si próprio e trabalhar com dedicação”.

Carolina ruma a Paris, onde irá desfilar no prestigiado Paris Fashion Week nos dias 1 e 8 de março. Após Paris, segue para Milão, onde participará na Semana de Moda de Milão no dia 15 de março. Para Carolina Brito, este é apenas o começo de uma jornada que promete levar o seu talento e o nome de Seia ainda mais longe no universo da moda internacional.

“Esta é uma oportunidade única! Conseguir um lugar no Paris Fashion Week, uma das passerelles mais icónicas e históricas do mundo, é uma oportunidade rara, considerando a sua longa tradição e a presença de grandes marcas e designers de renome mundial. Este evento é conhecido como o centro global da moda e é extremamente difícil ser selecionado. São poucos os modelos que têm essa oportunidade”.

Carolina Brito (CB): O meu percurso começou com muitos desafios, mas sempre acreditei que a perseverança traria resultados.

Em 2021, decidi mudar-me para Lisboa, acreditando de que estaria mais próxima das oportunidades que impulsionariam a minha carreira. Nos primeiros anos, enfrentei muitas recusas, mas entendi que isso fazia parte do processo e que desistir não era opção.

Com o tempo, fui criando ligações com marcas, fotógrafos, estilistas e agências, e à medida que surgiam oportunidades, a minha carreira ganhou outra dimensão.

Hoje, tenho o privilégio de ter trabalhado com várias marcas, de ter desfilado no maior palco do país, o MEO Arena, e de ter estado em Milão, a viver a experiência de uma carreira internacional.

Embora ainda sinta que tenho muito para alcançar, sei que estou mais perto dos meus objetivos e o mais importante é que eu aprendi a valorizar cada conquista ao longo do percurso. Tem sido um percurso feito de muito trabalho, dedicação e superação e cada desafio ultrapassado motiva-me a seguir em frente.

CB: Ser natural de Loriga uma pequena vila encantadora no coração da Serra da Estrela, é motivo de grande orgulho para mim. Crescer num lugar com uma forte identidade, rodeado pela natureza e por uma comunidade unida, deu-me valores essenciais como resiliência, humildade e determinação. No entanto, sabia que, para seguir uma carreira na moda, teria de procurar oportunidades fora da minha zona de conforto. Embora Loriga, seja um lugar inspirador, as oportunidades na moda são mais limitadas. Mas, em vez de ver isso como um obstáculo encarei-o como um incentivo para me esforçar ainda mais.

O primeiro passo foi mudar-me para Lisboa, uma cidade que me trouxe uma nova energia, mais oportunidades e acesso a uma rede de profissionais que acreditaram no meu trabalho. Foi um desafio estar longe da minha família e de tudo o que conhecia, mas percebi que esse sacrifício era essencial para me aproximar dos meus objetivos e construir um futuro na moda.

CB: Ter a oportunidade de trabalhar em Milão e ter sido selecionada para desfilar nas semanas de moda é, sem dúvida, um grande passo na minha carreira.

Estas semanas de moda são as maiores do mundo e apenas um número muito reduzido de pessoas tem a oportunidade de pisar estas passerelles. Conquistei estas oportunidades através de castings, um processo muito exigente, onde é preciso estar sempre preparada e mostrar o melhor de nós. A oportunidade de desfilar com peças de marcas internacionais tão reconhecidas, como H&M, North Face e Fashion Nova, é algo que torna tudo ainda mais especial.

É realmente um sonho estar aqui, especialmente para alguém que cresceu no interior de Portugal, onde estas oportunidades pareciam tão distantes. Trabalhar com marcas internacionais e participar nestes desfiles é uma experiência única.

CB: Sim, sem dúvida. Espero que as minhas conquistas inspirem outros jovens, especialmente aqueles que cresceram no interior, a acreditarem que, com trabalho e perseverança, é possível chegar longe. Os desafios existem, mas também nos fortalecem e nos ensinam a valorizar cada conquista.

O meu maior conselho é: nunca desistam. Estejam preparados para trabalhar muito, receber ‘nãos’ e aprender com cada experiência. Invistam em conhecimento, façam networking e mostrem o vosso trabalho, porque cada passo conta para alcançar o que desejamos. E, acima de tudo, acreditem no vosso potencial. Sejam persistentes, porque as oportunidades chegam para quem está preparado para agarrá-las e tudo começa com um primeiro passo e com a determinação de nunca desistirem dos vossos sonhos.

CB: Conciliar a carreira de modelo com os estudos em Serviço Social tem sido um desafio exigente, mas extremamente enriquecedor. Ambas as áreas exigem dedicação e disciplina e aprendi a gerir o meu tempo para manter o equilíbrio, mesmo durante as pausas entre trabalhos, viagens e outros compromissos. Embora tenha tido bastante trabalho e, por vezes, seja difícil conciliar tudo, faço questão de continuar a minha licenciatura, aproveitando os intervalos no meu dia a dia para estudar sem comprometer a qualidade do meu trabalho como modelo. Os estudos em Serviço Social ampliaram a minha perceção sobre a sociedade e fortaleceram a minha empatia, uma qualidade essencial tanto na minha profissão como na vida. Esta formação ajudou-me a crescer como pessoa e a tornar-me mais consciente do impacto que posso ter no mundo. Além disso, acredito que a minha visibilidade na moda me permite dar voz a causas importantes e inspirar outros a seguir os seus sonhos, contribuindo, ao mesmo tempo, para um mundo mais justo e solidário.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Santa Marinha (Seia) – Encontrado sexagenário sem vida dentro de casa

Um homem, de 69 anos, foi hoje encontrado sem...

Carlos Alves cresceu no concelho de Seia e é fundador e administrador do Grupo HFA

“Os clientes finais do que fazemos na HFA estão...

Colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Municipal em São Martinho com feridos ligeiros

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, ao início da...

Procissão do Santo Enterro foi cancelada, mas SMEB atuou para todos os presentes

A Sociedade Musical Estrela da Beira deslocou-se, esta sexta-feira...
spot_img