Nesta época pascal, nas nossas casas e jardins abundam vários elementos típicos dessa época que podem ser perigosos para os nossos animais. Para garantir uma Páscoa segura para cães e gatos, é importante tomar alguns cuidados especiais, já que sabemos que são animais curiosos e muitas vezes sem a noção real do perigo! Assim, deixo-vos algumas dicas para tornarem a Páscoa mais segura e tranquila para os vossos animais:
- Não deixar chocolate ao alcance dos animais: O chocolate, especialmente os mais amargos (com maior teor em cacau), contém teobromina, que é tóxica para cães e gatos. Mesmo pequenas quantidades podem ser prejudiciais e até fatais. Não arrisque!
- Cuidado com as embalagens: Muitas vezes, os animais ficam atraídos por embalagens de ovos de Páscoa ou bombons, e o consumo das embalagens plásticas ou metálicas pode causar obstrução intestinal ou lesões na boca e restante trato gastrointestinal. Certifique-se que deitou as embalagens no lixo imediatamente após o uso e não permita que o animal tenha acesso a esse lixo.
- Fique atento aos ovos de Páscoa com brinquedos pequenos: Alguns ovos de chocolate contêm brinquedos pequenos ou objetos de decoração, como pedaços de plástico ou metal, que podem ser engolidos acidentalmente pelos animais. Os problemas consequentes podem incluir risco de asfixia, problemas digestivos como vómitos, diarreia ou obstrução intestinal, e em casos graves a morte.
- Doces de Páscoa e outros alimentos: Doces que contêm adoçantes artificiais como o xilitol são extremamente tóxicos para os animais e devem ser mantidos fora do alcance deles. Podem ser mesmo fatais!
- Flores e plantas: Algumas flores de Páscoa, como lírios e tulipas, podem ser venenosas para cães e gatos. Evite deixar essas plantas em áreas acessíveis e caso suspeite que ingeriram estas plantas, contacte o veterinário imediatamente!
- Alimentos típicos da Páscoa: Durante as refeições, fique atento aos alimentos que seu animal pode vir a ter acesso. Alimentos com cebola, alho, uvas, passas e bebidas alcoólicas são extremamente perigosos para cães e gatos e podem causar sérios problemas de saúde e são potencialmente fatais. Avise toda a família destes riscos, pois sabemos que visitas são frequentes nesta época festiva e os nossos cães e gatos conseguem ser muito persistente a pedinchar petiscos…!
- Ofereça alternativas seguras: Em vez de dar chocolate ou doces, você e a sua família podem oferecer petiscos especiais para cães e gatos, que são seguros e próprios para cada espécie. Biscoitos, ração húmida, um brinquedo nosso ou jogo. As hipóteses são infinitas e o que queremos é manter os nossos animais entretidos e felizes, mas de maneira segura!
- Ambiente calmo e tranquilo: Muitas vezes, a Páscoa é uma data comemorativa onde há muita movimentação e visitas em casa. Para os animais, isto pode gerar stresse ou ansiedade. Se o seu animal é sensível a estas mudanças de rotina e fica incomodado com o barulho e agitação, considere preparar-lhe um espaço tranquilo onde ele possa descansar, e que todos os convidados e visitas sabem que não o devem importunar nesse momento. Mantenha todas
as rotinas possíveis, nomeadamente a hora e o local da refeição, a hora do passeio (quando aplicável), etc. Em caso de dúvida, não arrisque e procure ajuda: quanto mais precoce for o tratamento, maior é a probabilidade do seu animal recuperar! Para mais informações contacte-me através do email ritam_costper@hotmail.com ou nas redes sociais @beehaviourbyritapereira. Uma Páscoa feliz a todos!