Eventos, Cultura e Lazer:

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

Dez associações de bombeiros do distrito da Guarda recebem equipamentos elétricos para reciclagem. Associação Humanitária dos Bombeiros de São Romão adere a esta iniciativa

8ª edição do Quartel Electrão decorre até 30 de novembro.

Dez associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito da Guarda estão a receber pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados para reciclagem, no âmbito da 8ª edição do “Quartel Electrão”, que decorre até 30 de novembro.

São elas:

  • AHBV – Aguiar da Beira
  • AHBV – Celorico da Beira
  • AHBV – Famalicão da Serra
  • AHBV – Figueira de Castelo Rodrigo
  • AHBV – Fornos de Algodres
  • AHBV – Gouveia
  • AHBV – Pinhelenses
  • AHBV – São Romão (Seia)
  • AHBV – Vila Franca das Naves
  • AHBV – Vila Nova de Tazem

Os equipamentos podem ser entregues nos quartéis aderentes pela população, empresas e instituições.

A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, a nível nacional, ganha um veículo de combate a incêndios no valor de 68 mil euros eo segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.

Serão também atribuídos prémios por regiões e aos novos aderentes, com os vencedores destas categorias a receberem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida e háaindaum incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 30, 45 e 60 toneladas.

No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo onde entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros.

“O empenho e entusiasmo colocados pelos bombeiros nesta causa têm possibilitado o aumento significativo da quantidade de pilhas e equipamentos elétricos enviados para reciclagem. Acreditamos que nesta 8ª edição serão alcançados bons resultados, à semelhança do que já tem sido verificado em anos anteriores”, sublinha o Diretor-Geral do Electrão, Ricardo Furtado.

Esta campanhado Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, promovida em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, tem como objetivo envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às associaçõesÉ também uma forma de os próprios bombeiros sensibilizarem a população para a causa da reciclagem.

Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.

Sobre o Electrão

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 11000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão, o TransforMAR e o Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Celorico da Beira – Detida por cultivo de produtos estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de...

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

SEIA COM MAIS 11 CONDOMÍNIOS DE ALDEIA APROVADOS

O Município de Seia, através de uma candidatura aprovada...
spot_img