Resolução nº 54 de 2023, da Assembleia da República, consagrou o 10 de maio como Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual.
A proposta para a criação deste dia chegou ao parlamento por uma petição da Humanistas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, com mais de 10.200 assinaturas.
O significado deste dia resulta de um pintor, dos mais conhecidos dos Estados Unidos, Dwight Maclcintosh, ter nascido nesse dia, no ano de 1906, diagnosticado com atraso mental, institucionalizado num hospital psiquiátrico, onde viveu 56 anos.
Tinha gosto pelas artes plásticas, frequentou um centro de arte para artistas com deficiência e tornou-se célebre como pintor.
Recordando o Pintor Dwight Mackintosh, a Humanitas em parceria com a APPACDM de Anadia organizam uma exposição de Pintura, tendo como tema central a “Convenção sobre Direitos das Pessoas Com Deficiência – Princípios, Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais”.
Dos trabalhos apresentados serão selecionados os 10 mais representativos de cada um dos princípios, direitos e liberdades fundamentais, que vão ser avaliados por critérios de mérito artístico e adequação ao tema proposto.