Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

E Se a Eva Não Tivesse Trincado a Maçã? – O Musical Original de Vanessa Silva”. O 3º Musical Original da encenadora Vanessa Silva e da Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA decorre nos dias 9 e 10 de novembro na Casa Municipal da Cultura de Seia

A Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA apresenta, em quatro sessões, nos dias 9 e 10 de novembro, pelas 16h00 e 21h00, na Casa Municipal da Cultura de Seia, o espetáculo de Teatro Musical “E Se a Eva Não Tivesse Trincado a Maçã? – O Musical Original de Vanessa Silva”.

Os bilhetes estão disponíveis na Bilheteira da Casa Municipal da Cultura de Seia e na Ticketline, com o Bilhete Normal a 10,00 € e o Bilhete com Cartão Municipal a 5,00 €.

O Musical irá explorar temas de livre-arbítrio, emancipação e as consequências de escolhas individuais num contexto repleto de normas e expectativas. Através da reinterpretação do mito de Eva e do fruto proibido, o Musical desafia a noção tradicional de culpa associada às mulheres em muitas narrativas culturais e religiosas.

A mensagem central pode ser entendida como uma celebração da autonomia e da resistência feminina, questionando as estruturas de poder e o papel socialmente construído que muitas vezes limita as escolhas e liberdades das mulheres. Cada Eva na história, ao enfrentar consequências pelas suas ações independentes, reflete a luta contínua pela igualdade de gênero e pelo direito de fazer escolhas próprias, independentemente das expectativas sociais.

Este Musical convida à reflexão sobre como as sociedades podem evoluir para reconhecer e respeitar a individualidade e os direitos de todos, especialmente das mulheres, desafiando as narrativas que as têm mantido em papéis secundários ou negativos.

Para Vanessa Silva “este é mais do que um simples Musical. Para mim, é uma oportunidade de recriar a história da Eva, essa mulher que sempre foi associada à culpa e à origem do pecado. O que aconteceria se as suas escolhas tivessem sido diferentes? E se Eva tivesse tido a oportunidade de ser mais do que apenas um símbolo de desobediência?”

Através deste espetáculo, a encenadora quer trazer à tona “a reflexão sobre o livre-arbítrio e a liberdade de escolha que todos nós, especialmente as mulheres, deveríamos ter.”

Salienta, ainda, que “este é um convite para questionarmos as narrativas que sempre nos foram impostas e, em vez disso, abraçarmos a nossa própria voz, a nossa própria história. Cada Eva no Musical representa uma faceta da luta pela igualdade de género e pelo direito de ser livre. Porque, no final de contas, a verdadeira força está em escolhermos quem queremos ser e desafiarmos os limites que nos são impostos.”

Sobre a Companhia de Espetáculos VOZES EM ½ PONTA

Fundada a 3 de dezembro de 2019, em São Romão, surgiu com o intuito de responder à procura de novos estímulos e profissionalização do quadro de Alunos de VOZES EM ½ PONTA e potenciais candidatos, resgatando e desenvolvendo as competências dos melhores talentos da região. Conta atualmente com 15 artistas que apresentam Musicais e Performances. No seu portefólio, surgem a produção de 2 Musicais e 3 Performances: “Suspiro” (2021), “Locus” (2021), “Bordô” (2022), “ZEN no Vale da Meia Ponta – O 1º Musical Original de Vanessa Silva” (2022) e “À Distância de Uma Estrela – O 2º Musical Original de Vanessa Silva” (2023).

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Procissão do Santo Enterro foi cancelada, mas SMEB atuou para todos os presentes

A Sociedade Musical Estrela da Beira deslocou-se, esta sexta-feira...

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Politécnico da Guarda ganha capacidade para propor cursos de doutoramento em quatro áreas

E quer afirmar-se como “um polo emergente de investigação...

Rui Ventura assume liderança da Turismo Centro de Portugal com visão renovada

Cerimónia de tomada de posse do novo Presidente decorreu...
spot_img