Jornal do Concelho de Seia e Região
Jornal do Concelho de Seia e Região

Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Escritor Pedro Chagas Freitas vai estar no Solar do Mimo para apresentar o seu mais recente livro

No próximo dia 31 de maio, pelas 15h00, o...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

Faleceu o nosso colaborador e grande amigo Manuel Miranda

É com enorme tristeza que informamos que o nosso colaborador e grande amigo de longa data, Dr. Manuel Miranda, faleceu ontem, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).Manuel Miranda colaborava com o Jornal de Santa Marinha há já muitos anos.

Era conhecido, em Santa Marinha, não só pela sua colaboração com o JSM, mas, também pelas férias de verão que passava na Fundação Aurora Borges com a sua esposa, Dr.ª Prazeres Quintas e com o seu filho Tiago, mais conhecido por “Tiagolas”, um menino com deficiência profunda, agora um adulto. Uma família maravilhosa, pela qual todos nutríamos e continuamos a nutrir um enorme carinho.

Defensor acérrimo da questão da deficiência, Manuel Miranda, professor de Português, escreveu vários livros dedicados ao tema da deficiência e também diversos artigos de opinião sobre o assunto no Jornal de Santa Marinha.

Em conjunto com a sua esposa e com um grupo de pais com filhos portadores de deficiência, Manuel Miranda concretizou um dos sonhos da sua vida: fez nascer a “Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência – Cavalo Azul”.

Esta Associação foi criada em 2006 e cumpriu o seu propósito ao edificar o equipamento social “Centro Cavalo Azul”, que se encontra em funcionamento desde 1 de abril de 2015. Esta dá resposta a 30 pessoas com deficiência intelectual, através das respostas sociais de Lar Residencial (LRE) e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Esta era uma preocupação bastante grande para estes pais que, com o seu envelhecimento e com o seu filho com deficiência a seu cargo, ansiavam por um equipamento social de confiança e de qualidade que apoiasse todos os pais que se encontravam nesta situação, combatendo, ao mesmo tempo, o medo e a angústia de um dia partirem.

E esta era, sem dúvida, uma grande preocupação para Manuel Miranda. Quem iria tomar conta do seu filho, após a sua partida? Quem lhe iria dar o amor, o carinho, a segurança que sempre deram ao Tiagolas?

Esta casa refúgio foi a demonstração da sua inquietude, da sua resiliência, da sua luta constante e teimosia inabaláveis pelo tema “DEFICIÊNCIA”. E a obra nasceu!Recordamos Manuel Miranda como uma pessoa extremamente culta, educada, lutadora e íntegra.

Um pai e marido exemplares. Um ser humano preocupado com a temática da deficiência, manifestando sempre a sua opinião por esta questão e alertando a sociedade para acabar com estigmas e preconceitos.

Acabamos com uma frase que demonstra bem a sua luta por um mundo mais inclusivo: “A riqueza do mundo não é propriedade só de alguns, mas de todos, também dos deficientes. Todos com direitos à inclusão, sem restrições, sem limitações e sem exclusões.”

Até um dia amigo Manuel Miranda!

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Santa Marinha (Seia) – Encontrado sexagenário sem vida dentro de casa

Um homem, de 69 anos, foi hoje encontrado sem...

Carlos Alves cresceu no concelho de Seia e é fundador e administrador do Grupo HFA

“Os clientes finais do que fazemos na HFA estão...

Colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Municipal em São Martinho com feridos ligeiros

Uma colisão entre dois veículos ligeiros, ao início da...

Procissão do Santo Enterro foi cancelada, mas SMEB atuou para todos os presentes

A Sociedade Musical Estrela da Beira deslocou-se, esta sexta-feira...
spot_img