Eventos, Cultura e Lazer:

Dois dias para observar aves invernantes na Serra da Estrela

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)...

Concerto do Ano de Fé na Igreja Paroquial de Santa Marinha

A Sociedade Musical Estrela da Beira irá apresentar, no...

Fundação Aurora Borges participa em dois programas de investigação científica na UBI

TRAIN4BRAIN e MAMA_MOVE

A Fundação Aurora Borges, através de um dos seus colaboradores, particpa na execução de dois projetos de investigação na Universidade da Beira Interior (UBI). Um deles, designado de TRAIN4BRAIN, de intervenção comunitária, rege-se pela implementação de programas científicos de treino de força para preservar/melhorar a função cognitiva e capacidade funcional em idosos com demência leve da Cova da Beira.

Da equipa faz parte o colaborador da Fundação Aurora Borges, Jorge Costa, docente nesta Instituição de Ensino Superior no Departamento de Psicologia e Educação. A coordenação está a cargo de Mário Marques (investigador principal), fazendo também parte da equipa Dulce Esteves, Henrique Neiva, Daniel Marinho e Diogo Marques, docentes e investigadores do Departamento de Ciências do Desporto da UBI (DCD-UBI), e Nuno Fonseca, estudante de Doutoramento. A análise e interpretação de marcadores bioquímicos estão a cargo de Carla Fonseca, docente do Departamento de Ciências Médicas, enquanto as análises cognitivas são da responsabilidade de Jorge Costa.

O Programa procura dar resposta às necessidades urgentes da sub-região da Cova da Beira através da realização de iniciativas comunitárias gratuitas para combater o declínio cognitivo e funcional em indivíduos com demência leve, contemplando atividades de avaliação física, cognitiva e de parâmetros bioquímicos antes e após os programas de treino. Todos os exercícios seguem uma prescrição individualizada no que diz respeito ao volume e à intensidade do treino.

O programa TRAIN4BRAIN tem o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e envolve mais de 100 utentes a residir em Estruturas Residenciais para Idosos do concelho da Covilhã.

MAMA-MOV projeto para sobreviventes do Cancro da Mama

O outro projeto em que a Fundação Aurora Borges participa, através do também seu colaborador Jorge Costa, é o MAMA_MOVE, implementado há vários anos pela UBI.

Promovido pelo Departamento de Ciências do Desporto da UBI, em colaboração com o Departamento de Psicologia, o MAMA_MOVE é um programa de exercício físico supervisionado, direcionado para sobreviventes do cancro da mama e que visa melhorar a aptidão física e funcional, frequentemente afetada pelos tratamentos associados a esta doença.

Esta atividade, aberta a toda a comunidade, procura minimizar efeitos secundários associados ao tratamento, como fadiga, diminuição da força muscular, amplitude de movimento, alteração da composição corporal, densidade óssea, capacidade aeróbia e diminuição da qualidade de vida de forma geral.

Coordenado pelos docentes do DCD-UBI Dulce Esteves e Henrique Neiva, o projeto conta com uma equipa multidisciplinar constituída por Ana Torres e Jorge Costa, do Departamento de Psicologia e Educação, e Ricardo Madeira e Adriana Maia, do DCD-UBI.

As sessões de exercício para estes sobreviventes do cancro da mama do projeto MAMA_MOVE decorrem, de forma gratuita, junto aos pavilhões desportivos da UBI, em Santo António, às segundas, quartas e quintas-feiras, entre as 17h30 e as 19h45.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

spot_img