Eventos, Cultura e Lazer:

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

Gouveia – Festival da Água está a chegar a Aldeias

Nos dias 5 e 6 de julho, há uma Aldeia de Montanha que irá celebrar a água e a biodiversidade num festival voltado para a sustentabilidade, com várias propostas culturais e de lazer para os visitantes participarem. Em Aldeias, no concelho de Gouveia, a rua principal terá uma instalação artística em crochê realizada pela comunidade ao longo de vários meses. Este será o ponto alto da celebração, unindo a comunidade em torno da importância deste elemento vital para a vida.

O mote está lançado para um vasto programa cultural e educativo que tem como objetivo principal a preservação deste importante recurso natural.

Foi em comunidade que nasceu o Festival da Água em Aldeias. Há já vários meses que a população, juntamente com os utentes do centro de dia, resolveram celebrar a água, perpetuar as suas histórias e a herança da água na aldeia onde vivem com uma instalação artística em crochê, feita com a colaboração de todos e sob a mentoria de Susana António, criativa e designer.

Durante os dias do festival e ao longo de todo o verão, a rua principal de Aldeias terá em exposição, suspenso, um gigantesco ‘pano’ feito em crochê em gradientes de azul e de cor branca para que os visitantes se sintam envolvidos na corrente e no som imersivo da água. 

Nos dias do Festival da Água haverá ainda uma programação variada com música, mercadinho de produtos regionais, workshops de crochê, jantar solidário confecionado por oito chefs e muito mais

No primeiro dia, na sexta-feira, 5 de julho, além de jogos gigantes em madeira, workshops de crochê e tricot na aldeia, haverá um cantinho da história na biblioteca municipal de Gouveia, uma observação da biodiversidade das ribeiras, uma rega na horta e concertos à noite com o Grupo de Concertinas de Gouveia e Joana Almeida.

No sábado, 6 de julho, está agendado um workshop de construção de barquinhos com corcódea, de libélulas e libelinhas, prova de águas comentada, demonstração e prova de granizados e ainda um jantar solidário a favor da Liga Humanitária Social Cultural de Aldeias que contará com a colaboração de oito chefs (Óscar CabralRui CerveiraTony GranadeiroVanderson, Isabel Patriarca, Sandra Pimenta e Paulo Silva e um Chef surpresa). À noite há animação musical com o Grupo de Fados e baile na aldeia.

Este evento é organizado pela Liga Humanitária Social e Cultural de Aldeias, em parceria com a União de Freguesias de Aldeias e Mangualde da Serra, Associação Cultural e Desportiva Aldeense, Clube Desportivo Aldeense, Comunidade Local dos Baldios de Aldeias, Restaurante a Sandra; GAF, com o apoio do Município de Gouveia e da rede de Aldeias de Montanha, no âmbito do Programa Transformar Turismo.


 No âmbito do Festival da Água, vai decorrer, no dia 6, pelas 20 horas, um jantar solidário no dia 6 de julho, pelas 20h, no Centro da aldeia de Aldeias Um momento de convívio e partilha, onde os participantes poderão saborear os deliciosos pratos típicos da região, confecionados com produtos frescos e locais. A totalidade da receita do jantar reverterá para a Liga Humanitária Social e Cultural de Aldeias, que desenvolve um importante trabalho na nossa comunidade.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Celorico da Beira – Detida por cultivo de produtos estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de...

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

SEIA COM MAIS 11 CONDOMÍNIOS DE ALDEIA APROVADOS

O Município de Seia, através de uma candidatura aprovada...
spot_img