Ao longo destes anos, muitos foram os que passaram pelas nossas fileiras, muitos foram os que suaram para levar a nossa banda aos 4 cantos do País e não só! Aos músicos que já partiram, aos músicos que por alguma razão já não colaboram connosco e aos músicos que, orgulhosamente, ainda a integram, a Sociedade Musical Estrela da Beira expressa o seu eterno obrigado.
Não obstante, não nos podemos esquecer nunca, daqueles que, como uma haste se elevam à sua frente, representando a música e o seu significado num só gesto, o gesto da Maestria! O MAESTRO é aquele que, na sua essência e simplicidade, representa o que significa ser um SER musical. É aquele que lidera pelo exemplo, que se dedica ao seu aluno ou músico de corpo e alma, porque sabe que, parte de si, viaja com a música e retorna abastado de riquezas e aprendizagens. Cresce, amadurece e nunca envelhece com a dádiva da música.
Ao longo dos seus 177 anos de existência, muitos foram aqueles que lideraram a nossa banda, muitos, infelizmente, esquecidos, apenas guardados nas memórias dos que já partiram, sem registo para destacar a sua dedicação. Para que tal não aconteça com os maestros que as nossas memórias ainda guardam, quisemos prestar uma homenagem àqueles que, de forma altruísta, foram MAESTROS da nossa banda. Aqueles que foram mestres na sua maestria e contribuíram para o que foi, é e será a banda da nossa terra.
No passado dia 20 de Julho, no concerto anual inserido no projeto FILARMONIAS, promovido pela Câmara Municipal da Seia, a SMEB decidiu homenagear os seus últimos cinco maestros, José Nobre, José Conde (representado pelo seu irmão Carlos Conde), António Ressurreição, Miguel Gonçalves e João Oliveira. Foi também feito um tributo ao grande Maestro Virgílio Silva pela sua dedicação às bandas do Concelho, contanto com a participação especial da Maestrina Diana Dias. Com um estilo musical diversificado, desde o rock (acompanhada por guitarra e baixo elétrico) ao jazz, a SMEB abrilhantou a noite com melodias que ficaram no ouvido do seu querido público, que se move e comove sempre que a ‘’sua banda’’ toca. Um bem-haja a quem esteve presente naquele dia memorável.
No ano 2016 inaugurámos o nosso museu, local de respeito, memória e dedicação á nossa banda. Neste contexto, estamos a fazer um levantamento das pessoas que fizeram parte da nossa história. No entanto, é algo que requer muitas horas de dedicação, pelo que deixamos aqui um apelo à população: se tiverem registos dos seus entes queridos e desejarem que sejam eternizados neste registo, entrem em contacto com a nossa direção. Um agradecimento especial a quem realmente gosta da banda e tudo faz para que seja esta a estrela da nossa terra.
Próximos serviços da banda:
3 de Agosto: Concerto Festa da Freguesia e do Emigrante
– São Martinho às 18h
4 de Agosto: Festa do Santíssimo Sacramento
– Sabugeiro
10 de Agosto: N. S. dos Milagres
– Aldeia Rica
11 de Agosto: Festa do Sagrado Coração de Jesus
– Alvoco
15 de Agosto: N. S da Febre
– Covelos
18/19 de Agosto: Festa dos Foios – Sabugal
25 de Agosto: N. S. da Ajuda
– Quintela