Eventos, Cultura e Lazer:

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

Manteigas acolhe semana de inovação e criatividade artística e comunitária na terra da lã e dos pastores

Manteigas está a acolher, desde o passado dia 29 de junho e até 7 de julho, a semana da inovação em torno da lã. Esta vila, terra da lã, dos lanifícios e com o seu centro emergente do capital social e da economia local ligados a este recurso milenar, recebe a segunda edição do Lãnd Innovation Week, organizado pelo município de Manteigas e pela ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha. Com esta iniciativa pretende-se atestar o esforço de todo um setor e da comunidade local na valorização deste que é um património único, identitário e com forte potencial criativo. O evento é aberto à participação da comunidade, visitantes e turistas.

Esta semana da inovação em torno da lã acontece não só em Manteigas, mas, também, um pouco todos os locais desta vila. Está nas ruas, nas unidades fabris como a Burel Factory e a Ecolã, nas pastagens onde as ovelhas das raças Bordaleira e Churra Mondegueira da Serra da Estrela habitam. Por toda a vila será possível sentir o pulsar da tradição e da contemporaneidade que a lã poderá aportar a este território.

O Lãnd Innovation Week pretende ser um laboratório vivo para a aprendizagem conjunta, valorizando as práticas ancestrais, acrescentando novas leituras a todo um sector que urge preservar e desvendando a ciência por trás deste recurso endógeno.

Este ano, o Lãnd começou mais cedo em maio e junho com as residências de cocriação em pleno coreto de São Pedro, envolvendo de forma ativa a comunidade local com a designer e thinker de comunidades, Susana António. Os manteiguenses foram desafiados a bordar pequenos tecidos e roupa em fim de ciclo, transformados em pequenas bandeirolas coloridas e bordadas a lã. Todos os bordados foram transformados em bandeiras festivas e, agora, estão a enfeitar as ruas da vila durante o Lãnd, criando, assim, uma enorme instalação comunitária e criativa ao ar livre, num ambiente vibrante e acolhedor nas ruas de Manteigas.

Nos dias 6 e 7 de julho há a destacar as visitas comentadas entre os teares seculares da fábrica da Ecolã e Burel Factory. Será possível descobrir a que objetos e ofícios correspondem muitos dos nomes que as bandeiras dos “lãnders” têm bordadas. As visitas são gratuitas, mas os interessados devem inscrever-se previamente para hello@land-week.com.

A 6 de julho, às 17 horas, Sara Lamúrias estará na Fábrica do Rio, em Manteigas, para uma Lãnd Talk que vai permitir conhecer mais acerca do seu trabalho como designer de moda e da sua colaboração com a @burel.factory. No mesmo dia, mas de manhã, às 11 horas, a designer de comunicação e ilustradora, Bárbara R., vai desenvolver uma Oficina de Ilustração Têxtil Colectiva que promete ser um teste à criatividade. As inscrições são gratuitas, mas limitadas (basta enviar email para hello@land-week.com).

No dia 7 de julho, os residentes criativos deste ano – Álbio Nascimento, Carolina Batalha, Susana Cereja e João Xárafarão – irão apresentar o resultado do seu trabalho de uma semana de imersão na Lãnd Talk – Residências Criativas 2024.

Durante a segunda edição do Lãnd é ainda possível ver, entre outros trabalhos, os resultados das Residências Criativas Lãnd 2023 de Jorge Moita, Bárbara R., Carla Pontes, Leonor Carradas, Catarina Damas e Brígida Ribeiros.

Para Flávio Massano, presidente da Câmara de Manteigas, o Lãnd Innovation Week é “um evento que nos orgulha muito e, este ano, queremos torná-lo ainda mais especial envolvendo de forma mais ativa a comunidade na sua organização. Acreditamos que a participação de todos é essencial para preservar a identidade e a cultura associada à lã num território com futuro”.

José Francisco Rolo, presidente da ADIRAM, o Lãnd é “o exemplo perfeito do espírito da Rede de Aldeias de Montanha: celebrar com criatividade e inovação a cultura e o talento de todo este território. É a união de todos que torna as nossas aldeias de montanha tão únicas e vibrantes”.

O Lãnd Innovation Week é um evento anual que integra o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Celorico da Beira – Detida por cultivo de produtos estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de...

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

SEIA COM MAIS 11 CONDOMÍNIOS DE ALDEIA APROVADOS

O Município de Seia, através de uma candidatura aprovada...
spot_img