Eventos, Cultura e Lazer:

A Sociedade Musical Estrela da Beira (SMEB), de Santa Marinha, vai realizar as já tradicionais Migas dos Reis

O evento está agendado para domingo, dia 26 de...

Dois dias para observar aves invernantes na Serra da Estrela

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)...

Concerto do Ano de Fé na Igreja Paroquial de Santa Marinha

A Sociedade Musical Estrela da Beira irá apresentar, no...

MEV promove este sábado uma ação de controlo de plantas exóticas invasoras na Portela de Arão

O Movimento Estrela Viva (MEV) vai estar, este sábado, dia 11, pelas 9h30m, na zona da Portela de Arão, para mais uma ação de controlo de plantas exóticas invasoras. O ponto de encontro será na rotunda da N231, saída para a aldeia de Cabeça (Seia).

Desta vez a luta é contra a háquea-picante (Hakea sericea) que, graças aos sucessivos incêndios que têm assolado a região, se está a multiplicar descontroladamente, modificando os habitats naturais da Serra e ameaçando a sobrevivência de outras espécies autóctones, delicadas e valiosas.

São já extensas as áreas onde a háquea-picante (conhecida como pinheiro-ratinho) domina sobre as demais, formando extensas áreas que, por causa dos seus longos e numerosos espinhos, se tornam impenetráveis. Este arbusto de crescimento rápido pode atingir até cerca de 4 metros e durante o seu crescimento vai formando sementes, que ficam presas numa cápsula dura. Quando a planta por qualquer motivo morre (seja por corte, pelo fogo, ou pelo tempo) ela reage abrindo estas cápsulas e soltando as suas sementes, que com a ajuda do vento são projetadas a grande distância, formando assim novos focos de colonização, o que dificulta a gestão do território e impede o normal crescimento de espécies protegidas.

No final haverá um almoço rústico e um magusto comunitário na aldeia de Muro, Vide, oferecido pelos parceiros da União Progressiva do Muro.

Este dia será, também, o de comemoração do 6º aniversário do MEV.

A iniciativa é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição prévia através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfx1u6ksTVos-TuLgzrBriWVRQ9twpCQHv-xLJzwEZDiIIVgQ/viewform?pli=1

Uma ação promovida pelo Movimento Estrela Viva, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da União Progressiva do MURO.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

spot_img