Eventos, Cultura e Lazer:

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

Nós é Mais Bichos e Município de Seia assinam protocolo de colaboração para implementação do Programa CED (captura, esterilização e devolução)

A Nós é Mais Bichos e o Município de Seia assinaram, no passado dia 28 de junho, um protocolo de colaboração para a gestão do programa CED (captura, esterilização e devolução) de felídeos errantes do Concelho de Seia.

O protocolo, agora firmado, tem por objetivo o controlo populacional de animais felinos errantes e silvestres, com recurso à sua captura, esterilização e devolução ao local de origem, tal qual se encontra previsto na legislação portuguesa, ao abrigo do n. º1, artigo 3.º da portaria n.º 146/2017, de 26 de abril.

Este é um passo essencial com vista à melhoria das condições de vida dos animais que habitam as ruas do nosso Concelho.

Segundo a direção da Nós é Mais Bichos, “a implementação do Programa CED é de extrema relevância, visto que a existência de colónias de felinos saudáveis e controladas do ponto de vista da sua população, permitem eliminar os incómodos causados pelas lutas territoriais entre gatos e o nascimento de bebés nas ruas. A esterilização dos animais diminui ainda a transmissão de doenças infetocontagiosas entre eles, mantendo a colónia existente o papel importante dos gatos no controle da população de roedores.”

A par do trabalho de captura, esterilização e devolução a Nós é Mais Bichos, em articulação com o Município de Seia, promoverá a instalação de equipamentos de abrigo para os animais residentes nas colónias, e estabelecerá as regras de gestão de colónia, contando com a colaboração de cuidadores e vizinhos para a sua manutenção.

“Estamos certos de que o caminho que agora se inicia trará benefícios a todos: aos animais, aos cuidadores e à comunidade onde esses animais se inserem. Os cuidadores de colónias deverão, a partir de hoje, contactar a Nós é Mais Bichos para registo e posterior intervenção da colónia que cuidam, através do e-mail: nosemaisbichos@gmail.com”, referem.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Celorico da Beira – Detida por cultivo de produtos estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de...

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

SEIA COM MAIS 11 CONDOMÍNIOS DE ALDEIA APROVADOS

O Município de Seia, através de uma candidatura aprovada...
spot_img