As melhores fotografias de Montanha e Escalada foram reveladas durante o Prémio Nacional de Fotografia de Escalada e Montanha.
A Escalada tornou-se modalidade olímpica em 2020. Desde então criou-se este Prémio com o objetivo de premiar os melhores trabalhos outdoor de Fotógrafos portugueses nas categorias: Escala, Boulder e Montanha.
Foi esta última categoria que o Fotógrafo senense Filipe Patrocínio, conquistou, há cerca de uma semana, o 1º prémio, com uma fotografia panorâmica aérea, captada este ano na Ilha do Fogo em Cabo Verde, no âmbito do Cabo Verde Trail Series, na etapa Run on Lava.
Filipe Patrocínio passou uma semana na cratera Chã das Caldeiras com o objetivo de documentar as provas do evento realizadas no Parque Natural do Fogo e, desde 2021, a primeira Reserva Mundial da Biosfera em Cabo Verde, pela UNESCO. Uns dias antes da última prova da subida ao Quilómetro Vertical ao Pico do Vulcão, Filipe fez o reconhecimento do percurso, estudando a direção e incidência solar de forma a captar o melhor enquadramento dos atletas, durante a descida pelos piroclastos.
Já na edição anterior tinha conquistado o 2º prémio da categoria Boulder com uma fotografia da Serra da Estrela. Este concurso é organizado pelo Vertigo e co-organizado pelo Boulder Sintra, tendo como principal objetivo a divulgação do trabalho de fotógrafos de aventura e outdoor que se distingam pela “qualidade e inovação” das suas fotografias, assim como pela “espetacularidade da ação, beleza e qualidade técnica dos movimentos, paisagem, cenário, ambiente e cultura de escalada”.