Eventos, Cultura e Lazer:

OJSE comemora 26º aniversário com um concerto no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia

A Orquestra Juvenil da Serra da Estrela (OJSE) vai promover, este domingo, pelas 15h30m, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, um concerto comemorativo do seu 26º aniversário. A entrada é livre.

A OJSE foi constituída a 31 de outubro de 1997, mas foi em 1990 que um grupo de jovens se juntou e fundou esta Associação.

O professor Marco Paulo Almeida Santos, que desde o início esteve ligado a esta Associação, foi o promotor de muitas atividades realizadas por esta Orquestra.

Os primeiros ensaios fizeram-se em Torroselo, na Sede da Banda, porque a OJSE não tinha instalações. Mais tarde, o incansável senhor José Hortênsio, que foi instrumentista e dirigente, arranjou uma garagem no Bairro de São João.

Segundo a direção, “as pessoas que fazem parte da história desta Orquestra são todas aquelas que contribuíram e passaram pela mesma. É graças a elas que existiu desenvolvimento até aos dias de hoje. Com a vontade dos músicos e dos seus colaboradores que por aqui passaram assim se comemoraram, no ano passado, os 25 anos de existência.”

Ao longo dos anos foram feitos muitos festivais de Orquestras, mas, a “atualmente, isso já não acontece devido à falta de verbas a que temos direito”, salienta a direção. O último domingo do mês de novembro foi transformado em comemorações do aniversário desta Associação. “O Festival de Orquestras José Hortênsio é algo que, na realidade, existiu com a antiga direção nos anos 2017, 2018 e 2019. Foi o nome dado em homenagem ao grande homem que foi e à pessoa com um papel importante na história desta Orquestra. Foram três anos em sua homenagem. Atualmente, a Orquestra voltou ao seu nome principal: Orquestra Juvenil da Serra da Estrela.”

Atualmente, a Orquestra conta com 26 elementos, englobando instrumentos de sopro, secção rítmica e os seus cantores. Os instrumentos podem ser divididos em duas secções: os instrumentos de sopro (a flauta, o clarinete, o saxofone alto, o saxofone tenor, o saxofone barítono, o trombone e o trompete; e a-secção rítmica que engloba o baixo elétrico, a guitarra, o piano, o sintetizador, a bateria e a percussão.

É numa sala pequena, na antiga escola primária, situada na AV. Dr. Afonso Costa, em Seia (ao pé da Central de Camionagem), que decorrem os ensaios, aos sábados pelas 17 horas.

As dificuldades são muitas, mas a sobrevivência é adquirida pelo empenho e dedicação de todos os músicos e dos seus colaboradores.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Gouveia – Recuperação de coruja-das-torres

O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço da...

Seia vai receber voluntários jovens para a preservação da natureza e florestas

O Município de Seia vai acolher, de 15 de...

Seia Basket organiza Torneio Inter-Regional de Mini Basket

Em mais uma iniciativa com o intuito de promover...

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Seia tem nova viatura de transporte de doentes não urgentes

A Delegação de Seia da Cruz Vermelha Portuguesa tem,...
spot_img