Eventos, Cultura e Lazer:

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

“Paisagens Aladas com Efervescência do Pensamento” on Tour 2024/2025, uma Exposição de Ricardo Cardoso patente no Espaço Moinhos (São Romão) 

“As minhas ambições são simples: continuar a produzir arte e que ela seja apreciada pelas pessoas.” 

O artista plástico senense Ricardo Cardoso tem patente, no Espaço Moinhos (São Romão – Seia), até ao próximo dia 31 de março, a Exposição “Paisagens Aladas com Efervescência do Pensamento”. Posteriormente, a mostra irá estar presente em localidades portuguesas (Viseu, Guarda, Oliveira de Azeméis, Miranda do Douro, Porto, etc) até 2025.

Ricardo Cardoso é um artista plástico (pintura, desenho, escultura, instalação, ilustração e performance arte) que nasceu na freguesia de Seia em 1982, onde reside.

Estudou Artes e Ofícios na Escola Secundária de Seia. É licenciado em Artes/ Desenho na Escola Superior Artística do Porto – Guimarães.

O trabalho artístico apresenta características orgânicas, abstratas, realistas, expressivas, entre outras. Na sua matriz prevalece a insatisfação, inquietude do ser e do presente.

Em 2005 iniciou a performance artística, tendo realizado uma série de performances integradas no seu projeto ”Fúrias Interiores”, sobre a condição do jovem artista. De salientar as “Experiências do presente que peneiram o Futuro”, no Festival Artis XII e “Alimentador de nano sinapses mentais”, no Artis XVI, que acontece em Seia.

Em 2019 esteve em formato online na XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira com a performance “Por entre lágrimas há rostos que brilham I”. A continuidade deste projeto teve lugar em Oliveira do Hospital no Festival Montanhas d’Arte em 2021 “Por entre lágrimas há rostos que brilham II”.

Teve Menção honrosa no 7º Concurso de Arte Jovem em São Romão, Seia (2002) e no Agiarte, Oliveira Hospital (2010). Foi homenageado pelos artistas de Seia no âmbito do Artis IX (2010) e Campânula de mérito cultural pela Câmara Municipal de Seia em 2019.

Faz parte de algumas coleções particulares e públicas e tem feito exposições individuais e coletivas por todo país.

Os seus trabalhos são principalmente realizados a partir de uma temática que escolhe de forma a criar coleções. As técnicas e suportes nos seus trabalhos estão em constante evolução, procurando sempre um caminho muito próprio. Os suportes utilizados são a tela, a madeira, o papel, a rede de alumínio, a parede, o ferro, entre outros e na técnica usa tinta esmalte, tinta plástica, óleo, acrílica, tinta-da-china, lápis, grafite, marcador, pastel, etc..

Ricardo Cardoso é um artista com o sentimento à flor da pele e pretende entrar na sua arte e fazer parte dela.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Celorico da Beira – Detida por cultivo de produtos estupefacientes

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de...

3ª Edição OCUPAR A VELGA regressa a Valezim

Entre os dias 3 e 11 de agosto, a...

SEIA COM MAIS 11 CONDOMÍNIOS DE ALDEIA APROVADOS

O Município de Seia, através de uma candidatura aprovada...
spot_img