Um bar, dois cientistas e uma conversa descontraída sobre ciência. É este o mote para mais uma edição do maior festival de comunicação de ciência do Mundo que este ano também irá marcar presença na Guarda. O festival Pint of Science pretende levar cientistas locais para um ambiente improvável, como os bares ou cafés da cidade de Guarda, de forma a desmistificar a ciência para os curiosos de todas as idades.
Nos dias 19, 20 e 21 de maio, investigadores de todo o Mundo serão convidados a discutirem, de forma descontraída, a ciência que desenvolvem, revelando os bastidores do dia-a-dia de um cientista. Nesta 8ª edição do festival em Portugal, Guarda irá acolher o Pint of Science em vários bares da cidade.
De referir que este festival Pint of Science 2025 irá decorrer de norte a sul do país em 10 cidades portuguesas: Almada, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Lisboa e Porto.
Este evento promove a melhor investigação que se faz em Portugal desde a astronomia às neurociências, das robóticas às geociências, assim como a história ou a arquitetura.
À semelhança de outros festivais, o Pint of Science terá várias sessões a decorrer em diferentes “palcos” da cidade. Uma sessão tem a duração aproximada de 2 horas e é composta por duas conversas com dois investigadores. Cada conversa inclui uma breve apresentação de 15 minutos que serve de ponto de partida para a discussão entre o investigador e o público.
O festival Pint of Science foi organizado pela primeira vez no Reino Unido em 2012 e chegou a Portugal há 8 anos por iniciativa de Daniela Domingues e uma equipa incansável de voluntários que todos os anos organizam mais uma edição.
Anualmente, o Pint of Science celebra a ciência no mês de Maio em simultâneo em diversas cidades dos cinco continentes. O programa completo será divulgado em breve no website (www.pintofscience.pt) e nas redes sociais da Pint of Science Portugal.