Jornal do Concelho de Seia e Região
Jornal do Concelho de Seia e Região

Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Escritor Pedro Chagas Freitas vai estar no Solar do Mimo para apresentar o seu mais recente livro

No próximo dia 31 de maio, pelas 15h00, o...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

Quatro meses passados desde o início de 2025

Desde o início de 2025 a 1 de janeiro do já referido ano, vendo as estatísticas que estão ao conhecimento de todos os que por elas se interessarem, vou revelar as de suma preocupação para o mundo, e comentar cada uma delas.

1. Foram gastos em videojogos exatos: 133.694.522 euros, estes números a cada segundo crescem mais e mais, e com estes números cresce o isolamento social, é verdadeiramente chocante ver que a sociedade em que vivemos gasta “mundos e fundos” em uma temática tão banal e que está milhares de pessoas ao isolamento e ao medo de um mundo, que não se resume apenas e só em vencer jogos.

Este número alto está a levar os grandes ao enriquecimento, e em contrapartida, famílias inteiras e pessoas viciadas à ruína, pois o vício em videojogos é um vício igual a outro qualquer, que tal como outros têm de ser tratados. Temos que tirar e reduzir dos jovens o uso de videojogos, pois estão a prejudicar o seu futuro e a sua vida agora no presente.

2. Outro dado também na mesma ótica do anterior, mas com algumas diferenças é o dinheiro gasto em drogas ilegais, que é de incríveis: 112.311.487.504 euros. Tal como os videojogos este número cresce assustadoramente a cada segundo que passa, e de forma mais adiantada, está a levar milhares de pessoas à ruína e pasmem, ao suicídio ou morte causada pelos mesmos alucinogénios, este número não se reflete tanto em Portugal mas em países como os E.U.A e o Brasil, é uma realidade constante, que infelizmente já é o cotidiano, destes países que referi e de outros tantos ao longo da orbe.

3. Ao longo desde 04 meses já foram provocadas por álcool 639.703 mortes, dado também muito preocupante, que se reflete cada vez mais na juventude, pois vemos que os jovens cada vez mais começam a beber bebidas alcoólicas, com alto teor

alcoólico e em grande quantidade, o que para além de prejudicar as funções cognitivas do cérebro, pode levá-los ao coma alcoólico e até mesmo à morte.

É também de referir, que cada vez mais, que aliando-se ao álcool, os jovens estão também a consumir mais Tabaco e ou outras formas “não tradicionais” de fumar como por exemplo Vapes, tendo já ocorrido ao longo do ano: 1.280.085 mortes, ligadas de forma direta ao tabagismo, constatar isto é verdadeiramente preocupante.

4. Durante estes apenas 04 meses, constatamos que ainda é fome mundial, e a prova disso é que TODOS OS DIAS, morrem mais de 7000 pessoas, de fome, isto é sim um problema que temos que resolver, pois em uma sociedade que se dá ao luxo de poder desperdiçar alimento desenfreadamente, isto não pode acontecer.

Aliado ao problema que citei acima, faço também a infeliz menção de que neste momento é exatamente, 886.920.513 pessoas desnutridas. Há também 215.729 mortes por doenças relacionadas com a água, e muito provavelmente com a desnutrição, e estes dois fatores aliados em países como por exemplo, Angola e ou Moçambique entre outros, resultam infelizmente em morte.

5. É muito preocupante também, a gigante quantidade de abortos que já foram até á data realizados: 11.568.720, penso que os números falem por si, e mostrem que este é também um problema global, ao nível de qualquer outro haver com a saúde. Muitas vezes a sociedade esquece que são Vidas que estão ali a ser perdidas, e com grande probabilidade, muitas daquelas vidas que são descartadas como lixo, poderiam resolver o problema pelo qual a nossa sociedade passa.

Este é um problema que têm de chocar a todos, pois são seres humanos, seja qual for o contexto familiar, tanto maternal como paternal, são Vidas!

6. Morreram até á data: 15.986.372 pessoas, das quais 274.740 se suicidaram, o que mostra o crescente cuidado que temos de ter com a nossa saúde mental, é também de mencionar de forma muito louvável, que o Governo Português tem cada vez mais prestado um bom acompanhamento psicológico aos seus cidadãos.

7. Nasceram 33.927.898 bebés, para renovar a nossa sociedade, faço também uma ligação com o dado anteriormente analisado, e exponho que a população está a

crescer, o que em números se reflete em 17.941.152 pessoas, as quais aumentaram o nosso número populacional. Quero também fazer a devida referência que, são cada vez mais frequentes os emigrantes em Portugal, e são eles muitas vezes a esperança de algumas funções trabalhistas, sem eles muitas funções chegariam a quase extinção, para além disso estão a contribuir entre outras coisas, para a criação de novas e inovadores grandes e pequenas empresas, temos de estar de portas abertas para receber os imigrantes que nos procuram para cá construírem a sua vida.

Termino assim, esta detalhada análise da nossa sociedade global, que poderia certamente ser mais enriquecida, mas destaquei aqui alguns problemas e referi alguns dados, que penso serem de conhecimento geral.

Menciono também que infelizmente não pode acrescentar dados sobre o número de eutanásias realizadas, pois esses não estão para já disponíveis, mas creio que não seja um número muito alto, mas têm como o aborto de ser colmatado.

Realizei esta pesquisa com base nos dados do World Meter, que são de conhecimento público, peso ao estimado leitor, que caso tenha curiosidade entre no site já referido, e veja os números que lá são-nos apresentados, não citei alguns para este texto não ficar demasiado longo.

NOTA: Todos os dados aqui apresentados foram consultados no dia 04.04.2025;

Os dados aqui referidos estão em constante mudança, caso queira consultá-los melhor, peço-lhe que vá ao já referido, World Meter.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

outros artigos

spot_img