Eventos, Cultura e Lazer:

Biblioteca Municipal de Seia reforça modernização com novos equipamentos tecnológicos

A Biblioteca Municipal de Seia foi uma das 13...

Seia – Lançamento do Livro Solidário “Frederico, o Gato do Conde”

A Nós é Mais Bichos - Associação de Proteção...

CISE recebe exposição de fotografia de Miguel Serra sobre o Covão da Ametade nas quatro estações

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da...

20 de abril – Movimento Estrela Viva promove homenagem às operárias dos lanifícios da Serra da estrela

“Que Força é esta?

O Movimento Estrela Viva (Seia) vai promover, no dia 20 de abril (sábado) uma homenagem às operárias dos lanifícios da Serra da Estrela, intitulada “Que Força É Essa?” e que vai decorrer no Conservatório de Música de Seia, pelas 17 horas. A ação insere-se no âmbito das comemorações dos 50 anos de Abril.

Segundo Joana Viveiro, do Movimento Estrela Viva, esta iniciativa pretende “homenagear as mulheres operárias dos lanifícios da Serra da Estrela e, ao mesmo tempo, celebrar Abril, um Abril serrano contado no feminino, porque a liberdade também passou por aqui.”

O evento irá contar com vários momentos, tais como a projeção da curta-metragem documental “TRAMA”, de Luísa Neves Soares e uma conversa sobre “O lado feminino dos lanifícios – histórias de resiliência e de resistência”, cuja moderação está a cargo da jornalista Sandra Rodrigues, diretora do Jornal do Centro. Esta conversa irá ter como convidadas antigas operárias da Fábrica Vodratex; Maria do Céu Ferreira, Ex-Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil da Beira Alta; Luísa Neves Soares, realizadora e artista visual; Inês Barreiros, tecedeira – Fio Handmade; Projeto LUME e Isabel Costa, da Burel Factory.

Haverá ainda um momento musical para recordar “as cantigas da ‘nossa fábrica’”, pelo Grupo de ex-operárias Vodratex: Geração em Ação, de São Martinho, do concelho de Seia.


Com esta iniciativa pretende-se, também, “desfiar o novelo de histórias que estas mulheres têm para nos contar e que fazem parte da nossa memória coletiva, património imaterial que integra a matriz identitária de toda a nossa região. Queremos urdir o fio condutor que nos levará por novos caminhos até ao futuro deste nobre ofício. Queremos cardar e desembaraçar as histórias de luta no feminino para valorizar as conquistas conseguidas nos direitos dos trabalhadores e das mulheres e salientar o que ainda falta fazer”, salienta Joana Viveiro”.

 A entrada é livre.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Torneio de basquetebol, este sábado, em São Romão

O Seia Basket vai organizar, este sábado, dia 15...

Guarda – Identificado suspeito por crime de maus-tratos a animal de companhia

 O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de...

Monumento aos Escuteiros de Seia transferido para a rotunda da Repsol

Ao início da noite de hoje, o Monumento aos...

Concelho de Seia ganha duas novas Unidades de Saúde Familiar a partir de abril

Estruturas são encaradas como um passo decisivo para reduzir...

Pinhel – Detido por posse ilegal de arma

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de...
spot_img