O ano letivo 2023/2024 iniciou-se com toda a normalidade nas escolas do Concelho, anunciou o Presidente da Câmara, Luciano, através da informação escrita que dirigiu à Assembleia Municipal.
A autarquia refere no documento ter desenvolvido todos os procedimentos de modo a assegurar todas as condições para início do ano escolar nos Agrupamentos de Escolas e demais estabelecimentos de ensino do Concelho. Por sua iniciativa, o município prossegue “com um assinalável investimento na área da educação”, que praticamente duplicou com o processo de transferência de competências, através de vários apoios que incluem entre outras valências, refeições escolares, equipamento educativo, atividades complementares diversificadas e transporte escolar.
Em declarações ao JSM, Luciano Ribeiro destaca o planeamento atempado do ano letivo e um elevado grau de prontidão na resposta eficaz às crescentes solicitações da comunidade educativa. O objetivo continua centrado em proporcionar igualdade de oportunidades, num tempo em que as famílias passam por enormes dificuldades, inerentes do aumento do custo médio de vida e a consequente quebra de rendimentos.
“O Município de Seia continua empenhado na melhoria das condições de ensino nas escolas”, adianta, “num parque escolar que carece de modernização ao nível do edificado”. Questionado sobre a requalificação da Escola Secundária de Seia, o edil reitera tratar-se da principal prioridade, mas adiante que o Município está igualmente a trabalhar nos projetos de requalificação das Escolas de Tourais/Paranhos e Abranches Ferrão, que carecem de uma intervenção nos espaços do 2º e 3º ciclos e áreas comuns.
Quatro centenas de crianças com atividades na interrupção letiva
Nos meses de julho e agosto, 405 crianças do Concelho frequentaram as Atividades de Animação e Apoio à Família da Educação Pré-Escolar (AAAF) e a Componente de Apoio à Família (CAF).
As AAAF são destinadas a assegurar o acompanhamento das crianças da educação pré-escolar antes e/ou depois do período diário das atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva, enquanto a CAF se traduz num conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1º ciclo antes e/ou depois da componente curricular e de enriquecimento curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.