No próximo dia 28 de março, o foyer do Teatro Cine de Gouveia será palco do lançamento oficial da candidatura “Relançar Gouveia”, encabeçada por Joana Viveiro, candidata independente pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Gouveia.



O evento, que terá início às 19:00, contará com a presença da eurodeputada e ex-ministra da saúde, Marta Temido, entre outras figuras de destaque do panorama nacional e regional.
Aberta a toda a comunidade gouveense, esta sessão de arranque tem como objetivo apresentar a candidata e as principais linhas orientadoras do projeto político que pretende transformar o concelho. Durante a sessão, haverá ainda um momento com música de tradição oral portuguesa e, no final, será servido um Dão de Honra acompanhado dos tradicionais petiscos serranos, de forma a proporcionar um momento de partilha e convívio entre todos os presentes.
Uma candidata comprometida com o futuro de Gouveia
Joana Viveiro apresenta-se como uma candidata com ligações profundas ao concelho, tendo raízes familiares nas aldeias de São Paio e Nespereira. A sua trajetória profissional não a impediu de regressar a Gouveia em 2020, onde se estabeleceu e trabalha remotamente e onde tem desempenhado um papel ativo na dinamização da comunidade.
Com um percurso vincado pela defesa do património ambiental e pelo desenvolvimento sociocultural da Serra da Estrela, Joana Viveiro destaca-se pela energia e pelo compromisso com causas que impactam diretamente a qualidade de vida das comunidades que vivem nesta região. Durante os últimos anos, tem estado envolvida ativamente em diversos projetos associativos que promovem a identidade e o desenvolvimento sustentável deste território.
Já no plano profissional, a farmacêutica tem experiência consolidada na área da saúde e gestão de organizações, sendo Diretora-Executiva da Plataforma Saúde em Diálogo e tendo desempenhado funções de gestão e assessoria na Associação Nacional de Farmácias e na Ordem dos Farmacêuticos, respetivamente.
Um novo rumo para Gouveia
O diagnóstico da candidata sobre a situação do concelho é claro: “Gouveia enfrenta sérios desafios estruturais que exigem uma resposta firme e inovadora”. A candidata refere, ainda, que “A demografia é um dos principais pontos de preocupação, com um acentuado envelhecimento populacional, perda de habitantes e uma diminuição da população ativa. A economia local também atravessa um período crítico, marcado pela dificuldade em atrair empresas e investimentos de média e grande dimensão. Paralelamente, em áreas como a saúde e a habitação, os desafios são igualmente significativos.”
Para Joana Viveiro, a estagnação dos últimos 24 anos é insustentável. “Se queremos um concelho com futuro, não podemos continuar a repetir as mesmas estratégias e a confiar nas mesmas lideranças. É necessário um novo dinamismo, uma nova forma de fazer política. E nós trazemos essa visão desempoeirada para enfrentar os problemas sérios deste concelho e construir um futuro de oportunidades para todas e todos os gouveenses!”.
Com esta candidatura, o Partido Socialista propõe um projeto de transformação e revitalização, apostando numa nova abordagem para responder às necessidades da população. A sessão de lançamento no dia 28 de março será, assim, o primeiro passo deste caminho que pretende relançar Gouveia rumo a um futuro mais promissor.