O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, deteve, ontem, dia 17 de abril, um homem de 58 anos por caça com recurso a meios e processos não permitidos, no concelho do Sabugal.
No âmbito de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório de caça maior, os elementos do NPA detetaram um indivíduo que caçava com recurso a meios proibidos, nomeadamente, gaiolas, armadilhas e cabos de aço em forma de laço. A ação culminou com a detenção do indivíduo, tendo em conta que os métodos utilizados são proibidos para caçar, pois não diferenciam a espécie, o seu porte, nem a sua idade.
No decorrer da ação foram apreendidos sete laços em aço e duas gaiolas/armadilhas.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Ministério Público da Guarda.
A GNR relembra que quem capturar espécies não cinegéticas, com recurso à utilização de meios e processos não autorizados, incorre num crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas e é punido com pena de prisão até 6 meses ou com pena de multa até 100 dias.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.