O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, deteve, ontem, dia 11 de janeiro, em flagrante, um homem de 67 anos, por caça em área de proteção, na freguesia da Bendada, no concelho de Sabugal.
No decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório para prevenção e deteção de situações ilícitas, os elementos do SEPNA constataram que o indivíduo se encontrava a caçar em terreno não cinegético, nomeadamente, a menos de 250 metros de residências.
No seguimento das diligências policiais, foi apreendido o seguinte material:
- Uma arma de caça;
- Uma carta de caçador;
- Um livrete de manifesto de arma;
- 60 cartuchos;
- Um estojo de arma de caça;
- Um cadeado de gatilho;
- Um saco de transporte de cartuchos.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), no período compreendido entre 20 de agosto de 2023 e 28 de fevereiro de 2024, realiza em todo o Território Nacional, ações de fiscalização ao exercício dos atos venatórios, para prevenção, deteção e repressão de situações em desconformidade com as normas legalmente definidas.
A GNR, especialmente através do SEPNA, tem como prioridade estratégica a defesa dos valores naturais e ambientais numa perspetiva de alcançar uma melhor segurança e bem-estar para os seres humanos e biodiversidade. Para quaisquer contributos ou denúncias nesta área, devem remeter para a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), no sítio www.gnr.pt (Serviços/SOS Ambiente) ou através do correio eletrónico sepna@gnr.pt.