Santinho Pacheco vai ser alvo de uma homenagem na sua terra natal – Vila Franca da Serra, Gouveia – no próximo domingo, dia 1 de setembro.
A iniciativa é promovida por uma comissão organizadora, constituída por amigos e conterrâneos, e conta com o apoio do Município de Gouveia e da Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra.
Entre as muitas comparências já registadas, realce para a confirmação das presenças de Luís Tadeu (Presidente da Câmara Municipal), Gil Barreiros (Presidente da Assembleia Municipal), Eduardo Ferro Rodrigues (Ex-Presidente da Assembleia da República), Álvaro Amaro (ex-Presidente da CM Gouveia e ex-Deputado no Parlamento Europeu), D. Manuel Felício e D. António Luciano, Bispos das Diocese de Guarda e Viseu.
Antigos e atuais deputados e deputadas, ex-governantes e Presidentes de Câmara, dos mais diversos quadrantes políticos, marcam também presença nesse dia. A iniciativa contará, igualmente, com Ana Abrunhosa, Ana Mendes Godinho, Eurico Brilhantes Dias, Capoulas Santos, Anabela Rodrigues, Maria da Luz Rosinha, Cláudia Santos, Pedro Coimbra, Dulcineia Moura, Carlos Miguel, Rita Mendes, Lúcia Araújo, João Azevedo e Cristina Sousa e, ainda, José Manuel Carpinteira (CM Valença do Minho), Júlia Rodrigues (CM Mirandela), Carlos Ascensão (CM Celorico da Beira), Rui Ventura (CM Pinhel), Luciano Ribeiro (CM Seia), Amílcar salvador (CM Trancoso), Virgílio Cunha (CM Aguiar da Beira) e Manuel Fonseca (CM Fornos de Algodres).
Tratando-se de uma iniciativa aberta à participação popular, esta Comissão apela à participação de todos, mormente dos seus conterrâneos e amigos.
O evento tem início pelas 15.00 horas e conta com a Sociedade Musical Gouveense Banda “Botto Machado”.
A evocação de Santinho Pacheco começa com a emissão de um filme de caráter biográfico, seguindo-se as alocuções de várias personalidades, entre representantes de entidades oficiais e amigos, terminando este ato com o descerramento de uma simbólica peça monumental alusiva ao homenageado.
Sendo dia de aniversário de Santinho Pacheco, que naquele dia assinala os seus 73 anos, não podia faltar o bolo de aniversário, o espumante e o cantar dos “parabéns”.
No final, estão todos convidados a participar num lanche popular, abrilhantado pelo Grupo de Cantares “Os Mondeguinho”, momento de celebração e de convívio entre a comunidade.