O Departamento do Património, Cultura e Turismo (DPTC) da diocese da Guarda vai promover, no próximo dia 16 de fevereiro, no Espaço Museológico da Santa Casa da Misericórdia de Seia, o I Fórum Património, Cultura e Turismo.
Esta iniciativa tem por objetivo a sensibilização dos párocos da diocese egitaniense para a salvaguarda e promoção do património religioso e a apresentação dos objetivos e linhas de atuação do DPCT, “no sentido de uma maior e eficaz colaboração”.
De referir que as principais competências do DPCT são a “promoção da dimensão evangelizadora do património cultural da Diocese, cuidando a pastoral do turismo e o diálogo com iniciativas culturais da sociedade civil”.
Este departamento está integrado no Secretariado Diocesano da Cultura e Comunicação que tem como objetivos cuidar a cultura e os bens culturais, a comunicação social e as relações-públicas da Diocese.
O referido Fórum decorrerá a partir das 15 horas e o programa tem agendada uma intervenção do Bispo da Diocese, D. Manuel Felício, seguindo-se a apresentação do DPCT pela sua Coordenadora, Dulce Helena Borges, com uma comunicação intitulada “Departamento de Património Cultura e Turismo da Diocese da Guarda: objetivos e desafios”.
Esta iniciativa terminará com um debate e uma intervenção, final, do Padre Henrique Santos, sendo aberta a todos os interessados na problemática do património religioso.
Recorde-se que no passado mês de novembro o DPTC promoveu uma idêntica iniciativa na Guarda, tendo sido anunciada na altura esta nova atividade, face à área da Diocese e a importância em envolver o maior número de párocos e cidadãos interessados na salvaguarda, estudo e divulgação do património religioso e na implementação de roteiros turísticos.
O Departamento do Património, Cultura e Turismo da Diocese da Guarda desenvolveu já, no passado dia 2 de fevereiro, esta atividade, no Museu de Arte Sacra da Covilhã.