Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

Seia – Formações sobre segurança e incêndios nos condomínios de aldeia

O Município de Seia, em estreita colaboração com as corporações dos bombeiros voluntários de Loriga e São Romão, realiza durante a próxima semana, um conjunto de formações nas aldeias de Corgas, Vasco Esteves de Baixo, Outeiro da Vinha e Balocas.

As formações integram a projeto delineado para o “Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta” – “Corgas, Vasco Esteves de Baixo, Outeiro da Vinha e Balocas”, e têm como principal objetivo dotar a comunidade de ferramentas preventivas e de segurança contra incêndios.

No total a comunidade irá receber 10 horas de formação, distribuídas por várias temáticas, nomeadamente sobre medidas de autoproteção e de extinção, segurança contra incêndios em edifícios, meteorologia, queimas e uma sessão prática sobre queima de sobrantes agrícolas.

As formações são ministradas nas aldeias que integram o projeto Condomínios de Aldeia. Os Bombeiros Voluntários de Loriga são responsáveis pela transmissão de conhecimento em Outeiro da Vinha (dias 6 e 8 de maio), Vasco Esteves de Baixo (dias 7 e 9 de maio) e Balocas (dias 10 e 13 de maio). A aldeia de Corgas, na freguesia de Sandomil, recebe os Bombeiros Voluntários de São Romão, em duas sessões a realizar nos dias 9 e 10 de maio.

O projeto Condomínios de Aldeia tem como principal objetivo garantir a resiliência, a sustentabilidade e a valorização do território, na envolvente às áreas de edificado.

Financiado pelo Fundo Ambiental, através do Plano de Recuperação e Resiliência, o projeto prevê a reconversão da paisagem na faixa de gestão de combustível com uma largura de 100 metros, para outros usos, como, a instalação de olival, plantação de medronheiros e cerejeiras. Assim como, beneficiação da galeria ripícola. No âmbito destes Condomínios de Aldeia foram, ainda, instalados dois ecopontos florestais, método alternativo à queima de sobrantes agrícolas e florestais.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Procissão do Santo Enterro foi cancelada, mas SMEB atuou para todos os presentes

A Sociedade Musical Estrela da Beira deslocou-se, esta sexta-feira...

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Politécnico da Guarda ganha capacidade para propor cursos de doutoramento em quatro áreas

E quer afirmar-se como “um polo emergente de investigação...

Rui Ventura assume liderança da Turismo Centro de Portugal com visão renovada

Cerimónia de tomada de posse do novo Presidente decorreu...
spot_img