Jornal do Concelho de Seia e Região
Jornal do Concelho de Seia e Região

Eventos, Cultura e Lazer:

CISE acolhe a sessão “Prospetiva das Beiras e Serra da Estrela”

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)...

Oliveira do Hospital acolhe Alva Skate Fest decorre amanhã, a partir das 9h30m

Este sábado, a partir das 9h30m, vai decorrer, em...

Simpósio sobre Burnout “Conhecer para Intervir”, na Casa Municipal de Cultura de Seia

A Santa Casa da Misericórdia de Seia vai organizar, no dia 18 de novembro (sábado), pelas 14 horas, na Casa Municipal da Cultura de Seia, o Simpósio sobre Burnout, intitulado “Conhecer para Intervir).

Este Simpósio pretende discutir o burnout e o impacto que esta doença ocupacional (segundo a classificação da OMS de 2022) tem nas relações laborais, com especial enfoque nos profissionais de saúde.

Um Inquérito realizado pelo Laboratório Português dos Ambientes de Trabalho Saudáveis revela que 50,6% dos trabalhadores em Portugal estão em elevado risco de burnout. Cerca de 80% dos profissionais em Portugal, apresentam pelo menos um sintoma de burnout e metade já têm cumulativamente três sintomas: exaustão, tristeza e irritabilidade. Este dado é alarmante e exige ações imediatas.

PROGRAMA:

14h00 Receção aos Participantes

14h15 Sessão de Abertura

14h30 “O Impacto do Trabalho na Saúde Mental do Trabalhador” MODERADORA: Sofia Caetano | Médica Psiquiatra

14h40 Carolina Cabaços – Burnout – Quando o trabalho nos queima os fusíveis

15h20 Sara Campos – Apresentação do Estudo: Burnout nos Profissionais de Saúde

16h00 Debate

17h00 Encerramento

Sofia Caetano – Especialista em Psiquiatria desde 2015 e Subespecialista em Psiquiatria Forense, pela Ordem dos Médicos. Detentora da Competência em Avaliação do Dano na Pessoa pela Ordem dos Médicos. Médica, Assistente Hospitalar em Psiquiatria a exercer funções na Casa de Saúde São Mateus – Hospital. Perita Psiquiatra no Gabinete Médico-Legal e Forense de Dão Lafões – Viseu e do Gabinete Médico-Legal e Forense da Beira Interior Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).

Carolina Cabaços – Médica Interna de Psiquiatria no CHUC. Aluna do Programa Doutoral em Ciências da Saúde na FMUC. Assistente convidada e investigadora no Instituto de Psicologia Médica da FMUC. Investigadora do Projeto COMBURNOUT, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Sara Campos – Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, especialista em Medicina Geral e Familiar, pós-graduada em Cuidados Continuados e pós-graduada em Cuidados Paliativos. Diretora Clínica da UCCI da SCM de Seia e membro da equipa de Cuidados Paliativos da Unidade local de Saúde (ULS) Guarda. Membro da Direção da Secção Regional dos Médicos da Guarda.

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Seia vai receber voluntários jovens para a preservação da natureza e florestas

O Município de Seia vai acolher, de 7 a 25...

CISE acolhe a sessão “Prospetiva das Beiras e Serra da Estrela”

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE)...

JULHO EM FÉRIAS: Campo de Férias para crianças e jovens de Seia

De 7 a 18 de julho, o Município de...

Oliveira do Hospital acolhe Alva Skate Fest decorre amanhã, a partir das 9h30m

Este sábado, a partir das 9h30m, vai decorrer, em...

Almeida  – Apreensão de veículo por alteração às características técnicas

O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento de...
spot_img