A Secção Regional Centro (SRCentro) da Ordem dos Enfermeiros (OE) vai promover visitas institucionais a todos os serviços de urgência da sua área de abrangência, na sexta-feira, dia 12 de janeiro. No Hospital de Seia a visita ocorre pelas 10 horas.
Desde o mês de dezembro que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem assistido a vários constrangimentos, em especial nos serviços de urgência. Nesse sentido, e uma vez que se continua a verificar uma grande pressão nestes locais e sobre os profissionais de saúde, em especial sobre os enfermeiros, os novos órgãos da SRCentro vão encetar na próxima sexta-feira, dia 12 de janeiro, uma visita a todos os serviços de urgência, polivalentes, médico-cirúrgicos e de urgências básicas das Unidades Locais de Saúde (ULS) dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
Segundo Valter Amorim, Presidente da SRCentro, estas visitas institucionais “têm o propósito de avaliar as condições em que se encontram estes serviços e elaborar um diagnóstico da situação atual dos mesmos. Face ao período crítico que estes serviços de saúde enfrentam, a SRCentro tem que empreender ativamente estas iniciativas para garantir a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos, bem como acautelar condições de trabalho dignas e seguras para os enfermeiros”.
A Secção Regional Centro (SRCentro) é uma das cinco secções regionais que integram a Ordem dos Enfermeiros. Os seus órgãos diretivos foram eleitos para o quadriénio de 2024-2027 e são presididos pelo Enfermeiro Valter Amorim. Esta secção abrange os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, tendo mais de 17 600 membros ativos.