Eventos, Cultura e Lazer:

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Caminhada noturna na Serra da Estrela revela a importância do guarda de canal na produção de energia elétrica

À DESCOBERTA DO TURISMO INDUSTRIAL: TRILHOS DO GUARDA DE...

Turismo Centro de Portugal aposta na valorização das EN16 e EN17 com o projeto “Estradas com História”

Descobrir o Centro de Portugal através das suas estradas
 
“Estradas com História: EN16 e EN17” é um novo produto turístico, que pretende transformar duas das mais emblemáticas estradas do interior do país em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica. Para esse efeito, está a ser criada uma rede colaborativa que junta operadores turísticos, municípios e agentes locais, numa estratégia integrada de valorização do território.
 
Com um investimento de cerca de 1 milhão de euros, o projeto é liderado pela Turismo Centro de Portugal e promovido também pelas Comunidades Intermunicipais Viseu Dão Lafões, Região Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro e Região de Coimbra – territórios atravessados pelas duas estradas. O objetivo é estruturar uma oferta turística inovadora, assente na riqueza paisagística, cultural, patrimonial e gastronómica dos 24 municípios abrangidos. 

EN16, com 219 quilómetros de extensão, liga Aveiro a Vilar Formoso, percorrendo os distritos de Aveiro, Viseu e Guarda. Já a EN17, conhecida como Estrada da Beira, percorre 129 quilómetros entre Coimbra e Celorico da Beira, unindo os distritos de Coimbra e Guarda.
 
Mais do que um simples percurso, a nova rota turística “Estradas com História: EN16 e EN17” está assente em quatro objetivos principais: dinamizar o turismo no interior, através de uma rede colaborativa que junta operadores turísticos, municípios e agentes locais; valorizar a autenticidade das comunidades e dos seus recursos endógenos, enriquecendo as experiências dos visitantes; reforçar a sustentabilidade turística da região Centro de Portugal, ao contribuir para o incremento do número de dormidas e do tempo de permanência de visitantes na região; e promover a mobilidade no território, impulsionando a descoberta de novos destinos ao longo das EN16 e EN17.
 
O plano de ação do novo produto turístico prevê a implementação de várias medidas estratégicas, que incluem a criação de roteiros turísticos, o desenvolvimento de infraestruturas de sinalização, a capacitação de agentes locais e uma abrangente campanha de promoção. 

» Onde comprar o Jornal de Santa Marinha «

Últimas

Procissão do Santo Enterro foi cancelada, mas SMEB atuou para todos os presentes

A Sociedade Musical Estrela da Beira deslocou-se, esta sexta-feira...

Abertas inscrições para o 31.ª o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

Estão abertas as inscrições para a 31.ª edição do...

Politécnico da Guarda ganha capacidade para propor cursos de doutoramento em quatro áreas

E quer afirmar-se como “um polo emergente de investigação...

Rui Ventura assume liderança da Turismo Centro de Portugal com visão renovada

Cerimónia de tomada de posse do novo Presidente decorreu...
spot_img