Eventos, Cultura e Lazer:

De 8 de dezembro a 1 de janeiro. Evento Cabeça Aldeia Natal traz a magia do natal tradicional

Conheça o programa do evento De 8 de dezembro a...

Música e teatro musical para ver em dezembro, na Casa Municipal da Cultura de Seia

Em dezembro a Casa Municipal da Cultura é palco...

OJSE comemora 26º aniversário com um concerto no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia

A Orquestra Juvenil da Serra da Estrela (OJSE) vai...
Início Site

ICNF ordena encerramento do Parque de Campismo Vale do Rossim por descargas poluentes.

Em causa está a preservação dos valores naturais e paisagísticos do Parque Natural da Serra da Estrela

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ordenou a suspensão preventiva da atividade do bar/restaurante e do Parque de Campismo Vale do Rossim Ecoresort, em Gouveia, na sequência de descargas de efluentes não tratadas na zona.

Segundo comunicado enviado ao JSM, “a ação foi detetada pela primeira vez no dia 26 de agosto de 2023, constituindo uma infração ao disposto no Regulamento do Plano de Ordenamento do Parque Natural da Serra da Estrela (POPNSE), alínea a), do artigo 7.º, da Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2009, de 9 de setembro, tendo sido objeto do Auto de Notícia n.º 145/DVPF – Centro/2023.”

A 22 de novembro de 2023, o ICNF constatou no local a continuidade da infração. “Uma vez que esta ação coloca em causa valores naturais e paisagísticos de interesse relevante, que apresentam sensibilidade ecológica e porque impera que seja evitada a continuação da prática, sob pena de a situação se tornar irreversível ou implicar uma maior dificuldade ou impossibilidade de reposição da situação à infração, determinou-se a suspensão preventiva da atividade do bar/restaurante e do Parque de Campismo Vale do Rossim Ecoresort, medida cautelar prevista na alínea a), do n.º 1, do artigo 41.º, da Lei-Quadro das Contraordenações Ambientais”, pode ler-se.

Segundo o ICNF, “a empresa gestora das infraestruturas foi notificada a 24 de novembro de que deveria encerrar a atividade das respetivas infraestruturas, contudo, numa ação conjunta da Equipa de Vigilantes da Natureza e da GNR de Montanha verificou-se, a 26 de novembro, que as mesmas mantinham atividade.”

Desta forma, o ICNF solicitou intervenção judicial do Ministério Público, “de forma a atuar face ao crime de desobediência registado, previsto e punido no n.º 1 do artigo 348.º do Código Penal, e à necessidade de se cumprir a ordem administrativa de encerramento.”

Grande entrevista a Luciano Ribeiro sobre a primeira metade do mandato. “Estamos a conseguir e os resultados começam a aparecer”

Dois anos após o início do seu primeiro mandato como Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro traça um balanço positivo das ações concretizadas, destacando o cumprimento das promessas feitas, com destaque para a redução dos impostos municipais que permite a devolução de mais de 1,7 milhões por ano às famílias e empresas.

O autarca fala do maior nível de investimento público das últimas duas décadas, em obras como a requalificação do Centro de Saúde de Seia, o novo quartel da GNR, a reabilitação do Tribunal e do Centro de Emprego de Seia ou a construção da nova residência de estudantes do ensino superior.

Refere como principais dificuldades os constrangimentos financeiros e o peso burocrático de alguns processos, que ainda assim não impediram a autarquia de assegurar o maior volume de investimento público das últimas duas décadas.

Quanto ao futuro, o autarca aponta dois projetos: a criação de um Parque de Lazer na Quinta da Nogueira (Raposeira), que incluirá a nova piscina municipal descoberta e o Parque Verde Urbano, no terreno adjacente à Central de Camionagem, incorporando o atual Parque Municipal e o CISE.

SEIA ACOLHEU 140 CRIANÇAS EM CONVÍVIO DE MINIBASQUETE

Mais de 140 crianças dos escalões de Minibasquete do distrito da Guarda, participaram, este domingo, no Pavilhão Gimnodesportivo de São Romão (Seia), num convívio de Minibasquete, que decorreu em ambiente de muita animação com a presença do lince basquetebolista (Blitz), mascote oficial da Federação Portuguesa de Basquetebol.


Num ambiente com muita festa como é característico do Minibasquete, foram disputados 26 jogos, em que os resultados não foram os mais importantes, mas sim os momentos vivenciados com o lince basquetebolista que deixou os pequenos atletas ao longo do dia de sorrisos nos rostos.


A vice-presidente da Câmara Municipal de Seia, Célia Barbosa marcou presença na atividade e felicitou o Seia Basket pelo trabalho que tem vindo a desenvolver na comunidade através da prática desportiva com as camadas mais jovens.

GDCR Lajes em grande no Pisão Extreme (São Pedro do Sul)

O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo das Lajes (GDCR) marcou, mais uma vez, presença no Pisão Extreme, prova no Bioparque de Carvalhais, em São Pedro Pedro Sul. 

Com quatro atletas à partida distribuídos pelas também quatro distâncias, Rodrigo Cabral, aventurou-se nos 25km com 2200D+. O jovem terminou a prova na 7.ª posição da geral e venceu o escalão sub23, consolidando o excelente ano competitivo de 2023. 

Nos 15km, prova com 1200D+, António Cabral cortou a meta em 9.º da geral e 5.º da categoria M40. 

Igor Almeida teve de “puxar dos galões” nos 35km, com 3600D+ e, mais uma vez, obteve um resultado muito positivo com um honrado 37.º da geral e 16.º do escalão seniores masculinos. 

Por último, mas não menos importante Fábio Fazenda, desafiou-se nos 65km com 6800D+, mas não terminou devido a problemas físicos. 

Resultados Finais 

15km (1200D+): António Cabral (9.ºgeral, 5.ºM40)

25km (2200D+): Rodrigo Cabral (7.ºgeral, 1.ºsub23) 

35km (3600D+): Igor Almeida (37.º geral, 16.ºSenM)

65km (6800D+): Fábio Fazenda (DNF)

Para este Natal pedimos a Paz para todo o Mundo!

Aproxima-se a época festiva do Natal. A 8 dezembro será o seu começo com a Festa da Natividade (Nossa Senhora da Conceição).
Segue-se, depois, toda a azáfama e, por todas as casas, o nascimento do Deus Menino. Infelizmente sabemos que muitos deles não têm eira nem beira para se associarem a este tempo tão festivo. Mas, estamos com eles em todos os momentos.
Sabemos que o mês de dezembro é um mês em que todas as famílias gostam de se reunir na consoada e fazem a sua festa de Natal. É sempre uma noite de alegria e todos nós, também, comungamos com eles.

Com votos de um Santo Natal e um 2024 com paz

A demissão de um governo é, sem mais, um acontecimento demasiado grave, gravidade essa que aumenta quando as circunstâncias em que tal acontece suscitam muitas dúvidas, levantam muitas questões e fundamentam sérias apreensões sobre o “normal funcionamento das instituições”. Há dúvidas sobre a existência, ou não, de uma “intencional provocação” de uma demissão, que envolveria a Procuradora e o próprio Presidente. A própria demissão pode ser considerada “precipitada”, podendo o Primeiro-ministro ter optado por continuar e aguardar o desenvolvimento do inquérito no Supremo (quem não deve não teme – e os casos que se foram sucedendo ao longo dos governos de António Costa eram suficientes para justificar a sua demissão,…

DE COSTA(S)PARA OS AMIGOS …

Recuando no tempo, António José Seguro, que acusou António Costa de oportunista, já avisava, em 2014, na luta pela liderança ao PS, que Costa personificava a continuidade da promiscuidade entre negócios e o PS.
Costa demonstrou-o logo ao chamar para o seu círculo, no governo ou em lugares-chave para a sua estratégia, aqueles que, como ele, estiveram próximos de Sócrates e foi-o comprovando-o ao longo da sua governação.

Era uma vez…

Numa daquelas vilas do interior de África em que o sol castiga mais e a pele envelhece mais rapidamente, conheci, há já umas dezenas de anos, um importante senhor com enorme influência em toda a região. Não foi, portanto, surpresa o ter sido nomeado governador daquele enorme distrito. Era, de facto, um homem inteligente, bem-falante e muito, muito habilidoso.

Dívida Pública: a importância da sua gestão e minimização

(parte 1) A dívida pública de Portugal, também denominada como dívida do conjunto das Administrações Públicas, é o valor que o Estado deve, externa e internamente, face aos diversos compromissos financeiros assumidos.

Evolução recente

No início deste século XXI houve dois períodos em que a dívida pública de Portugal teve um crescimento acentuado: o primeiro, a partir do ano 2000, e o segundo, após a crise internacional da denominada Grande Recessão, que provocou uma crise das dívidas soberanas e que, em Portugal, levou à intervenção da troika e ao programa de ajustamento financeiro a que o País foi obrigado.

De 8 de dezembro a 1 de janeiro. Evento Cabeça Aldeia Natal traz a magia do natal tradicional

Conheça o programa do evento

De 8 de dezembro a 1 de janeiro, a aldeia de Montanha de Cabeça abre as suas portas para aquele que é o Natal mais tradicional, mais ecológico e genuíno do país.

Nesta festa de natal mantém-se o conceito original: toda a decoração da aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho das gentes da aldeia! Afinal, o Natal na Aldeia de Montanha de Cabeça é tão genuíno e puro como o ar que aqui se respira.

São os habitantes que trabalham para transformar esta aldeia na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da natureza que resultam das limpezas cirúrgicas das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos. Giestas, videiras, pinheiros, folhas, canas de milho, e outros materiais reciclados são a matéria-prima para as decorações de Natal.

Mais uma edição onde a organização espera superar todas as anteriores, com uma agenda recheada de atividades, de muita animação e música.

Aceda ao programa do evento a partir deste link: