Após 20 anos de permanência da máquina de multibanco em Santa Marinha, estava, agora, prevista a sua retirada, ao que tudo indica devido ao não cumprimento de algumas exigências contratuais, por parte dos anteriores executivos da Junta e derivado ao baixo número de movimentos.
Contactado pelo JSM, Rafael Abreu, presidente da União de Freguesias de Santa Marinha e São Martinho referiu que os esforços encetados pelo executivo desta União junto da entidade bancária Montepio permitiram a sua continuidade.
O presidente informou que “procurou as melhores soluções e alternativas para que Santa Marinha não perdesse mais um serviço de extrema importância para os cidadãos, como é o multibanco nesta vila.”
Após várias reuniões e conversações, o executivo conseguiu estabelecer um protocolo com a entidade bancária Montepio para a continuidade do multibanco e instalação de uma nova máquina. Para tal, a Junta de Freguesia assumiu o pagamento de um valor mensal de 150 euros ao Banco Montepio.
Rafael Abreu justifica que “de momento estão a ser realizadas todas as vistorias e pareceres técnicos com as entidades competentes, especificamente com a Guarda Nacional Republicana, para que a continuidade do ATM seja possível.”
Mais refere que era “injusto e desproporcional a retirada do multibanco de Santa Marinha, quando o reforço será a criação de novos serviços públicos para a Freguesia, mais especificamente com a concretização do Espaço Cidadão a ser criado na União das Freguesias de Santa Marinha e São Martinho.”
Ao que tudo indica, a nova máquina será instalada já no mês de março.